Papa Leão XIV pede cessar-fogo e fim do conflito em Gaza
Pontífice cobra libertação de reféns e ajuda humanitária
Por: Victor Hugo Ribeiro
27/08/2025 • 19:00 • Atualizado
Na audiência geral desta quarta-feira (27), o Papa Leão XIV fez um forte apelo pelo fim do conflito entre Israel e Hamas. Sem citar diretamente as partes, o pontífice pediu um cessar-fogo permanente, a libertação dos reféns e a garantia de acesso seguro à ajuda humanitária em Gaza.
"Mais uma vez, faço um forte apelo… para que se possa pôr fim ao conflito na Terra Santa, que tem causado tanto terror, destruição e morte. Imploro que todos os reféns sejam libertados, que um cessar-fogo permanente seja alcançado, que a entrada segura de ajuda humanitária seja facilitada e que a lei humanitária internacional seja totalmente respeitada."
O apelo, feito no Vaticano, foi aplaudido duas vezes pela audiência. Leão XIV destacou a urgência de acabar com o conflito na "Terra Santa", que tem gerado "tanto terror, destruição e morte".
Ele enfatizou que o direito internacional humanitário deve ser respeitado, lembrando que a lei proíbe punições coletivas, o uso indiscriminado de força e o deslocamento forçado de civis, que devem ser protegidos. A informação foi dada pela agência de notícias AP News.
Sobre a guerra
O conflito entre Israel e Hamas teve início em 7 de outubro de 2023, com um ataque liderado pelo Hamas ao sul de Israel, causando cerca de 1.200 mortes e o sequestro de 251 pessoas. Desde então, a ofensiva militar israelense já resultou na morte de mais de 62 mil palestinos, majoritariamente civis, de acordo com autoridades de saúde de Gaza.
Relacionadas
Internacional