PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação nos EUA
Deputado e blogueiro são acusados de tentar interferir em processos judiciais para favorecer aliados
Por: Felipe Santana
22/09/2025 • 15:27 • Atualizado
A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou nesta segunda-feira (22) uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Renato Figueiredo. Ambos são acusados do crime de coação no curso do processo judicial, em investigações que envolvem ações ocorridas nos Estados Unidos.
Na denúncia apresentada ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse que Eduardo e Figueiredo, que estão nos Estados Unidos, ajudaram a promover “graves sanções” contra o Brasil no intuito de demover o Supremo a condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro pela trama golpista.
“Todo o percurso estratégico relatado confirma o dolo específico de Eduardo Bolsonaro e de Paulo Figueiredo de instaurar clima de instabilidade e de temor, projetando sobre as autoridades brasileiras a perspectiva de represálias estrangeiras e sobre a população o espectro de um país isolado e escarnecido”, disse Gonet.
O procurador acrescentou que os acusados se apresentaram nas redes sociais e em entrevistas como articuladores das sanções e fizeram ameaças aos ministros da Corte.
A PGR aponta que os dois atuaram de forma coordenada para pressionar e tentar influenciar decisões judiciais. O caso agora está nas mãos do STF, que decidirá se acolhe ou não a denúncia. A defesa de Eduardo Bolsonaro e de Paulo Figueiredo ainda não se manifestou sobre a acusação.
*Com informações da Agência Brasil*
Relacionadas