Papa clama por paz após ataques dos EUA ao Irã
Vaticano condena uso de armas e retórica bélica
Por: Ana Beatriz Fernandez Martinez
22/06/2025 • 12:33
Neste domingo (22), após a oração do Angelus no Vaticano, o papa Leão XIV fez um apelo pela paz. Em seu pronunciamento, ele se referiu à escalada dos conflitos no Oriente Médio, especialmente após os bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra três instalações nucleares no Irã.
“Hoje, mais do que nunca, a humanidade clama e invoca a paz. É um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo fragor das armas e por palavras retóricas que incitam ao conflito. Cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: deter a tragédia da guerra, antes que ela se torne um precipício irreparável. Não existem conflitos “distantes” quando a dignidade humana está em jogo”, pediu o pontífice..
Durante uma coletiva realizada no Pentágono, em Washington, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, classificou como um “grande sucesso” os recentes bombardeios contra o Irã.
“Graças à liderança visionária do presidente Trump e através do seu plano de paz, os planos do Irã foram obliterados. Muitos sonharam em trazer um ataque final ao programa nuclear iraniano, mas nenhum outro presidente conseguiu, até o presidente Trump”, informou o secretário.
Relacionadas