Cinco jornalistas morrem em bombardeio a hospital no sul de Gaza
Entre os mortos estão repórteres da Reuters, AP, NBC e Al Jazeera
Por: Iago Bacelar
25/08/2025 • 17:49 • Atualizado
Cinco jornalistas estão entre as mais de 20 pessoas mortas no ataque com mísseis de Israel ao Hospital Nasser, no sul de Gaza, nesta segunda-feira (25). A informação foi confirmada por autoridades de saúde locais.
Os mortos foram identificados como Hussam al-Masri (Reuters), Mariam Abu Dagga (Associated Press), Mohammed Salam (Al Jazeera), Moaz Abu Taha (NBC) e Ahmad Abu Aziz (Quds Feed). Outro jornalista da Reuters, Hatem Khaled, ficou ferido no ataque.
Imagens do ataque
Um vídeo da Alghad TV mostra equipes da defesa civil com coletes laranja e repórteres sendo atingidos por uma bomba enquanto tentavam resgatar o corpo de Hussam al-Masri, que já havia sido morto em um ataque anterior no quarto andar do hospital.
Reações das agências
A Associated Press declarou em comunicado que recebeu a notícia com choque e tristeza pela morte de Mariam Abu Dagga e dos demais profissionais atingidos.
“Estamos fazendo tudo o que podemos para manter nossos jornalistas em Gaza seguros, enquanto eles continuam a fornecer relatos cruciais de testemunhas oculares em condições difíceis e perigosas”, afirmou a agência.
A Reuters também lamentou a morte de Hussam al-Masri e o ferimento de Hatem Khaled.
“Estamos buscando mais informações urgentemente e pedimos às autoridades de Gaza e de Israel que nos ajudem a obter assistência médica urgente para Hatem”, disse um porta-voz.
Missão de cobertura
Os profissionais estavam em missão de cobertura jornalística no Hospital Nasser, segundo a assessoria de imprensa do território palestino governado pelo Hamas. Até o momento, não houve comentários do exército israelense sobre o ataque.
Contexto dos ataques
As mortes acontecem semanas depois de Israel ter matado um grupo de jornalistas da Al Jazeera em Gaza. Na ocasião, o governo israelense alegou que os profissionais seriam “terroristas do Hamas”.
Relacionadas
Internacional