Luciano Ribeiro deve assumir vaga deixada por Alan Sanches na ALBA
Primeiro suplente do União Brasil, político já comandou Caculé e foi deputado estadual
Por: Redação
17/01/2026 • 15:01 • Atualizado
Com a morte do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), aos 58 anos, na manhã deste sábado (17), o primeiro suplente do partido, o ex-prefeito de Caculé Luciano Ribeiro, deve assumir a cadeira deixada pelo ex-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Luciano Ribeiro é advogado, formado pela Faculdade de Direito Teófilo Otoni, em 1983. Com trajetória consolidada no interior do estado, ele comandou o município de Caculé, no sudoeste baiano, por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012. Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo então Democratas.
Mais recentemente, em janeiro de 2023, Luciano assumiu a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop), durante reforma administrativa promovida pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil). No entanto, deixou o cargo após cinco meses, alegando a decisão de se dedicar à advocacia, ao fortalecimento de suas bases políticas no interior e às atividades partidárias como secretário do União Brasil na Bahia.
Nas eleições municipais de 2024, o ex-prefeito tentou retornar ao comando de Caculé, mas foi derrotado pelo então prefeito Pedrão (PSB), que conquistou a reeleição.
Com a vacância aberta na ALBA, Luciano Ribeiro deve retornar ao Legislativo estadual, agora na condição de suplente convocado, reforçando a bancada do União Brasil no parlamento baiano.
Relacionadas
