Carnaval fora de época marca retomada turística e econômica de Itabuna
Prefeito Augusto Castro afirma que festa só foi possível com apoio estadual e federal
Por: Domynique Fonseca
14/01/2026 • 13:10 • Atualizado
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou a retomada do Carnaval fora de época como um marco para o fortalecimento da economia e do turismo no município. A avaliação foi feita durante entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, na Itapoan FM (97,5) nesta quarta-feira (14), apresentado por Luis Ganem.
Reeleito para o comando da cidade do sul da Bahia, Augusto Castro ressaltou que o evento retorna após uma pausa desde 2020 e chega com a proposta de reposicionar Itabuna no calendário dos grandes festejos do estado.
“Neste ano, a festa retoma uma tradição interrompida desde 2020, com a meta de se tornar o maior Carnaval fora de época do Brasil, desenvolvendo a economia e o turismo da região”, afirmou.
Segundo o prefeito, o Carnaval acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro e contará com uma das maiores programações já realizadas no município. Ao todo, serão 45 atrações confirmadas, entre elas Bell Marques, Léo Santana, Jau, Psirico, Xanddy Harmonia, Timbalada, Tony Salles, O Kannalha e Filhos de Jorge. Como novidade, os artistas passarão duas vezes pelo circuito.
“É a maior grade da história de Itabuna, algo que nunca aconteceu nem nos 100 anos da cidade”, destacou.
Augusto Castro enfatizou que o evento só foi viabilizado graças à parceria com os governos estadual e federal.
“Esse Carnaval não teria condição de acontecer sem o apoio do governo federal, através do Ministério do Turismo, e sem o apoio do governo do Estado”, disse.
De acordo com o prefeito, a expectativa é de que mais de 120 mil pessoas passem pela cidade durante os dias de festa, movimentando hotéis, bares, restaurantes e o comércio em geral.
“Tudo isso dá visibilidade a Itabuna, aquece a economia e fortalece o setor produtivo do município. Circula dinheiro na cidade e gera emprego”, pontuou.
A estrutura montada para o evento inclui nove trios elétricos, camarotes e um espaço exclusivo para a imprensa, inspirado no modelo utilizado no circuito Barra-Ondina, em Salvador.
“Estamos implantando um modelo de estrutura que eleva o padrão do Carnaval de Itabuna”, afirmou o gestor.
O prefeito destacou ainda que o planejamento financeiro da prefeitura, aliado à entrega de obras e ações estruturantes, permitiu a construção de um projeto sólido para captação de recursos.
“Depois de organizar as contas, entregar obras e ações importantes, conseguimos apresentar um projeto consistente ao governo federal e viabilizar os recursos. Os artistas estão sendo bancados pelo Ministério do Turismo e parte da estrutura pelo Governo do Estado”, concluiu.
Relacionadas
