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Salvador–Feira em 35 minutos: projeto ferroviário é debatido na Assembleia

Previsão é transportar 85 mil passageiros por dia e integrar transporte ferroviário a ônibus metropolitanos

Por: Lorena Bomfim

13/08/202508:34

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia recebeu, na terça-feira (12), o empresário Osvaldo Ottan e o engenheiro civil Danilo Ferreira, representantes da TIC Bahia, para apresentar o projeto privado da ferrovia entre Salvador e Feira de Santana.

projeto ferroviário é debatido na Assembleia
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

O chamado Trem Intercidades será destinado ao transporte de cargas e passageiros e promete impulsionar a economia baiana. Segundo Ferreira, a ferrovia terá 98 km de extensão, custo estimado de R$ 6,8 bilhões e deve gerar mais de 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos. A previsão é transportar 85 mil passageiros por dia em viagens de 35 minutos, com velocidade máxima de 160 km/h.

O projeto prevê integração tarifária com ônibus interurbanos e metropolitanos. A primeira estação ficará no novo terminal rodoviário de Salvador, em construção no bairro de Águas Claras, que passará a se chamar Terminal Rodoferroviário de Salvador. O embarque será feito em plataforma subterrânea. O bilhete médio custará cerca de R$ 50 e o faturamento anual estimado é de R$ 1,1 bilhão, com retorno do investimento previsto em 9,8 anos.

Também está prevista a conexão com outras malhas ferroviárias, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), facilitando o escoamento de cargas pelos portos de Aratu, Salvador e pelo Estaleiro Enseada.

Os deputados da comissão manifestaram apoio à proposta, mas levantaram dúvidas sobre a viabilidade e o cronograma. Ottan informou que o projeto preliminar está em análise pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que deve assinar contrato com a TIC Bahia para execução do projeto executivo e obtenção das licenças necessárias.

O presidente do colegiado, deputado Eduardo Salles (PP), elogiou a iniciativa. “O nosso sonho é que a proposta avance nas demais instâncias, para que se concretize o projeto executivo e a captação de investidores. Colocamos esta comissão à disposição para contribuir com esse sonho de todos os baianos”, declarou. Ele também cobrou que seja considerada a integração com a FCA, atualmente sob concessão da Vale e com grande parte da malha sucateada.

Outros temas da reunião
Ainda na sessão, foi aprovada a realização de uma audiência pública sobre os desafios enfrentados pela categoria bancária do setor privado, proposta pelo deputado Bobô (PC do B). A audiência já havia sido aprovada anteriormente para ocorrer junto à Comissão de Defesa do Consumidor, mas foi adiada por falta de quórum e agora acontecerá exclusivamente no âmbito da Comissão de Infraestrutura.

O deputado Marcone Amaral (PSD) pediu que a comissão acompanhe de perto os desdobramentos da Fiol e do Porto Sul. Eduardo Salles sugeriu o envio de um ofício à Casa Civil do Estado solicitando agenda para tratar do tema.

O deputado Raimundinho da JR (PL) voltou a reclamar da falta de informações sobre melhorias na BA-526, que corta Dias d’Ávila e está sob concessão da Monte Rodovias.

Já o deputado Robinson Almeida (PT) lembrou sobre a audiência pública do VLT, marcada para esta quarta-feira (13), às 9h, no salão paroquial da Igreja Católica, na Ilha de São João, em Simões Filho. Ele também sugeriu a participação da comissão na visita, no dia 10 de setembro, aos trens do VLT que estão em fase final de recondicionamento em Hortolândia (SP).

Participaram ainda da reunião os deputados Radiovaldo Costa (PT), Penalva (PDT), Sandro Régis (UB), Marquinho Viana (PV), Ricardo Rodrigues (PSD), Cláudia Oliveira (PSD) e Maria del Carmen (PT).