Logo
Menu

Política

Buscar

Nova Carteira de Identidade: SAC atende por ordem de chegada

Primeira via do novo RG será gratuita para todos os cidadãos

Por: Lorena Bomfim

30/08/202508:51

A partir de segunda-feira (1º), o SAC inicia o atendimento à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) por ordem de chegada, em um projeto piloto que visa atender a uma crescente demanda da população. A medida estará disponível em seis postos e quatro pontos da Rede SAC, tanto na capital quanto no interior da Bahia.

Nova Carteira de Identidade: SAC atende por ordem de chegada
Foto: Crédito: Divulgação

Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu farão o atendimento no período da tarde, com distribuição de senhas a partir das 11h (exceto no Barra, onde será às 12h). Pela manhã, o atendimento continua sendo realizado por meio de agendamento prévio, disponível no aplicativo ou no portal ba.gov.br. No interior, os postos SAC de Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus também seguirão o atendimento vespertino, com senhas a partir das 11h. Já os Pontos SAC de Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estevão oferecerão atendimento por ordem de chegada durante todo o expediente, com senhas distribuídas a partir das 7h (exceto Pilão Arcado, que inicia às 8h).

Apesar de a obrigatoriedade da CIN só entrar em vigor em março de 2032, a alta procura já tem gerado uma corrida pelo novo documento, com queixas relacionadas ao esgotamento de horários para agendamento. O governo estadual destaca que a primeira via da CIN será gratuita para todos os cidadãos, em qualquer período.

Documentação e Novidades da CIN

A primeira via da CIN terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação e permitirá a inclusão de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. O novo RG também oferecerá a opção de registrar informações de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de dados como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de doação de órgãos.

Outra novidade é a inclusão do nome social, que pode ser solicitado pelo próprio cidadão. Caso haja mudança no nome na certidão de nascimento, este será o nome registrado na CIN. Além disso, a CIN terá uma versão digital disponível no portal GOV.BR três dias após a impressão e contará com um QR Code para validação de autenticidade e dados.

A validade do documento varia conforme a faixa etária: para cidadãos de 0 a 12 anos incompletos, a validade será de 5 anos; entre 12 e 60 anos incompletos, será de 10 anos; e para maiores de 60 anos, a validade será indeterminada.

Serviços de Atendimento

Mais informações podem ser acessadas no site oficial da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (www.ba.gov.br/administracao) e no portal institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br). Para dúvidas, os cidadãos podem ligar para o call center: (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (telefone fixo).