MP-BA: Veja quem não declarou gastos com festejos
Selo de Transparência: 11 prefeituras ainda não cumpriram
Por: Ana Beatriz Fernandez Martinez
06/06/2025 • 16:05
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), divulgou que onze cidades do estado ainda não enviaram informações sobre os recursos públicos utilizados nos festejos juninos deste ano, realizados entre 1° de maio e 30 de julho. Os dados são monitorados pelo "Transparentômetro", ferramenta que acompanha diariamente a prestação de contas e concede o Selo da Transparência aos municípios que cumprem as obrigações.
Cidades em débito com a transparência
Segundo o MP-BA, os municípios que não registraram seus gastos são:
-
Cândido Sales
-
Chorrochó
-
Coribe
-
Gentio do Ouro
-
Ilhéus
-
Itabela
-
Macururê
-
Nova Ibiá
-
Ruy Barbosa
-
Santaluz
-
Varzedo
Com o objetivo de promover a transparência na gestão pública, o "Transparentômetro", incentiva a prestação de contas e fortalecendo o controle social. Municípios que aderem à iniciativa recebem um selo de reconhecimento por adotarem boas práticas de governança. Apesar de voluntária, a participação é vista como um indicador de responsabilidade fiscal.
No próximo dia 10 de junho, o MP-BA realizará uma solenidade para entregar o Selo de Transparência 2025 aos gestores que cumpriram as exigências. O evento destacará as administrações comprometidas com a eficiência no uso de recursos públicos e com o direito à informação.
Enquanto isso, a lista de municípios inadimplentes serve como alerta para que regularizem sua situação e garantam acesso aos benefícios do selo, que também valoriza a imagem das cidades perante investidores e turistas.
Relacionadas