Jerônimo propõe criação de secretaria para administrar Ponte Salvador-Itaparica
Governador afirma que complexidade da obra exige gestão própria e foco exclusivo
Por: Lorena Bomfim
12/09/2025 • 11:01 • Atualizado
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou, na terça-feira (9), um projeto de lei que cria uma secretaria extraordinária voltada à implantação da Ponte Salvador-Itaparica. A proposta será enviada à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para apreciação.
Em entrevista à uma rádio baiana, nesta sexta-feira (12), Jerônimo destacou que a obra exige uma gestão própria, considerando os R$ 5 bilhões investidos pelos governos federal e estadual. “Não se trata apenas da ponte. O consórcio venceu a obra e a gestão, em uma PPP que administrará o fluxo, cobrará pedágio e realizará a manutenção”, explicou.
O governador garantiu que a secretaria será enxuta, com foco exclusivo na ponte, e negou falta de diálogo com as comunidades afetadas. “Estamos conversando com todos os públicos, incluindo indígenas, terreiros e ambientalistas. Haverá impacto urbano e especulação imobiliária, mas queremos preservar as nossas belezas naturais”, afirmou.
O contrato prevê que o consórcio comece as obras em até um ano. A presidente da Alba, deputada Ivana Bastos, deve se reunir ainda nesta sexta-feira com Jerônimo para tratar do projeto.
Relacionadas