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Governo avalia projeto de ferrovia entre Salvador e Feira de Santana

Em fase de aprovação, o projeto busca modernizar o transporte de passageiros e cargas, reduzindo custos e tempo de viagem

Por: Lorena Bomfim

08/08/202510:50

A Ferrovia Salvador-Feira de Santana, um projeto estratégico para ligar Salvador a Feira de Santana com paradas em cidades do interior baiano, está em fase de análise para aprovação pelo governo federal. A iniciativa visa impulsionar o transporte de passageiros e cargas, e está sendo avaliada tanto pelo Ministério dos Transportes quanto pela empresa TIC Bahia, responsável por um estudo paralelo de implantação.

Ferrovia Salvador-Feira de Santana
Foto: Reprodução | TIC Bahia

Estudos em Andamento

Atualmente, o Ministério dos Transportes conduz um estudo para viabilizar o corredor ferroviário entre Salvador e Feira de Santana, com concessão para a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Este projeto integra um pacote de seis trechos prioritários no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com estudos de viabilidade técnica e econômica sendo realizados pela Infra S.A.

Além disso, a TIC Bahia também apresentou um pedido de autorização à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a construção de uma ferrovia no mesmo trajeto. O projeto está em análise na ANTT e, após aprovação, será encaminhado ao Ministério dos Transportes para verificação de aderência à política pública federal.

Objetivo e Impacto do Projeto

O projeto da TIC Bahia visa transformar a Bahia em um polo mais competitivo para o transporte ferroviário, com uma proposta que promete reduzir o tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana para apenas 35 minutos. O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, e a ferrovia deve atender até 85 mil passageiros por dia.

Com 98 km de extensão, a ferrovia contará com 10 paradas, incluindo oito estações de passageiros e dois pátios de carga. Entre as principais paradas estão as cidades de Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana. A estação inicial será em Águas Claras, em Salvador, com integração ao sistema metroviário da capital e à nova rodoviária.

Especificações Técnicas

A ferrovia será de bitola larga (1.600 mm), com eletrificação de 25kV e sistema de controle ETCS Nível 2. Os trens de passageiros terão uma velocidade máxima de 160 km/h, enquanto os de carga poderão atingir até 120 km/h. Além disso, a capacidade de transporte será de até 85 mil passageiros por dia, com um tempo de viagem de apenas 35 minutos entre Salvador e Feira de Santana.

Próximos Passos

O projeto está aguardando uma decisão do governo federal para a assinatura do contrato de autorização, conforme afirmou o engenheiro civil da TIC Bahia, Danilo Silva. Em julho, a empresa iniciou a captação de recursos para a ferrovia, com um encontro realizado com representantes do setor industrial na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

A Ferrovia Salvador-Feira de Santana é parte de um pacote de grandes projetos do Ministério dos Transportes, que inclui também ferrovias em outras regiões do país, como entre Brasília e Luziânia, e entre Fortaleza e Sobral. O sucesso desse projeto depende da decisão final sobre o modelo de concessão e dos recursos do Novo PAC.

Locais das Paradas:

  • Salvador: Estação Águas Claras (integração com metrô, VLT e rodoviária)

  • Simões Filho

  • Candeias

  • São Sebastião do Passé

  • Santo Amaro

  • Conceição do Jacuípe

  • Feira de Santana: Estações Noide Cerqueira e Rodoferroviária Contorno

O andamento do estudo e a definição sobre a viabilidade técnica e econômica ainda estão em processo, e novos desdobramentos devem ocorrer nos próximos meses.