Deputado Diego Castro critica Exame da OAB, em entrevista ao Portal Esfera no Rádio
Parlamentar questiona validade do exame eliminatório e abordou experiência no parlamento baiano
Por: Lorena Bomfim
12/08/2025 • 12:32 • Atualizado
Durante entrevista concedida nesta terça-feira (12) ao programa Portal Esfera no Rádio, da rádio Itapoan FM, o deputado estadual Diego Castro (PL) manifestou sua posição contrária ao Exame de Ordem da OAB.
“Eu sou veementemente contra o Exame de Ordem. Fiz o exame, logicamente, mas, na minha opinião, ele não é um critério adequado para testar a aptidão profissional. A prova tem caráter eliminatório, com diversas ‘pegadinhas’, e não apresenta valor didático que comprove a capacidade do candidato para exercer a advocacia”, afirmou o parlamentar.
Diego destacou ainda que os índices de reprovação têm aumentado e criticou a falta de transparência e clareza em algumas questões. “Já passei por isso. Vi várias perguntas confusas e até três questões anuladas. A correção da segunda fase também deixa a desejar”, completou.
Durante a entrevista, o deputado também falou sobre sua trajetória política, ressaltando sua identificação com a direita e o bolsonarismo. Aos 32 anos, contou que iniciou sua caminhada em 2004, sempre com posicionamento anti-PT, e que se inspirou no filósofo Olavo de Carvalho e no então deputado Jair Bolsonaro.
“Desde 2013 eu defendia o nome do deputado Bolsonaro, pois me identificava muito com suas pautas. Em 2022, concorri pela primeira vez a um cargo eletivo e fui eleito deputado estadual na Bahia, com quase 24 mil votos”, explicou.
Sobre a experiência no parlamento, Diego avaliou que encontrou um cenário diferente do que imaginava. “Esperava um debate mais profundo e ideológico, mas percebi que o foco ainda é muito partidário. No entanto, conseguimos promover discussões mais filosóficas e ideológicas, o que considero fundamental para a construção de políticas públicas”, concluiu.
Relacionadas