Logo
Menu

Política

Buscar

Camaçari enfrenta desafios e investe em povoados e transporte urbano

Parcerias federais e estaduais ajudam a modernizar Camaçari

Por: Iago Bacelar

29/08/202513:36

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, falou ao Programa Portal Esfera no Rádio, na Itapoan FM, sobre os investimentos planejados para os povoados do município, como Arembepe, Guarajuba e Jauá, e os desafios financeiros enfrentados pela gestão. Ele destacou que a prioridade é recuperar a infraestrutura antiga, criar projetos modernos e buscar parcerias com o governo estadual e federal.

Camaçari enfrenta desafios e investe em povoados e transporte urbano
Foto: Dalmir Campos

"Qual é o meu dilema e o meu maior problema? Que eu tenho que recuperar a estrutura antiga e construir o novo", afirmou o prefeito, ressaltando que a falta de recursos exige criatividade e articulação com diferentes esferas do governo.

Projetos e parcerias para desenvolvimento local

Caetano explicou que está elaborando projetos de acesso e organização dos povoados e trabalhando para interligar a micro e pequena economia com a grande indústria local. Ele destacou a presença de empresas estratégicas, como a BYD, que trará energia limpa, além de fábricas de equipamentos de energia solar, plantas de hidrogênio verde e empresas químicas e petroquímicas em recuperação.

Frota urbana e mobilidade

O prefeito comentou sobre a modernização do transporte público, afirmando que o sistema urbano está em operação há dois meses e atende, em média, 6.500 passageiros por dia. Ele explicou que ainda é necessário adaptar os roteiros e aprimorar a estrutura, como a instalação de ar-condicionado nos ônibus, para melhorar a experiência da população.

Desafios financeiros e articulação com o governo

Luiz Caetano destacou que a gestão enfrenta dificuldades devido a uma dívida histórica, que limita investimentos diretos. Ele afirmou que a estratégia inclui buscar parcerias, investimentos federais e estaduais para equilibrar o desenvolvimento econômico e social da cidade, conciliando infraestrutura, tecnologia e macroeconomia industrial.