Logo
Menu

Política

Buscar

Bahia amplia investimentos em saneamento e infraestrutura viária

Projetos contemplam municípios em diversas regiões do estado

Por: Felipe Santana

25/07/202511:21

Durante agenda em Brasília, o presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), assegurou a inclusão de 10 projetos de sistemas integrados de abastecimento de água para municípios baianos no novo PAC Saneamento. As propostas foram inscritas junto ao Ministério das Cidades.

Estrada
Foto: Manu Dias/ GOVBA

Os projetos contemplam municípios em diversas regiões do estado e fazem parte de um esforço maior para expandir a infraestrutura de abastecimento de água em áreas de maior vulnerabilidade. “A água é a base da dignidade e do desenvolvimento. Precisamos garantir água de qualidade e assim temos feito”, disse.

“Estamos levando água para quem mais precisa, com planejamento, seriedade e compromisso com os baianos. Esse é o papel da CERB na execução da política publica do governador Jerônimo Rodrigues de fazer ações onde o Estado precisa estar presente com água potável em maior alcance ”, afirmou Jayme após o encontro no ministério.

Além da pauta hídrica, foram discutidos projetos rodoviários com grande impacto regional. Um dos temas em destaque foi a inclusão da BR-122, conhecida como Rodovia do Sertanejo, no PAC. A via conecta municípios como Guanambi, Caetité, Paramirim, Irecê, Seabra, Juazeiro e Livramento de Nossa Senhora, e é considerada essencial para o escoamento da produção agrícola e para a integração econômica do interior baiano.

Durante os encontros, também foram tratadas obras de mobilidade urbana em municípios como Ruy Barbosa, juntamente com o ex-prefeito Bonifácio Dourado, representando a prefeita Eridan de Bonifácio. Estão previstas melhorias no trecho da BR-122 que corta a cidade, além de novas rotatórias no entroncamento da BA-242 com a BR-407/BA-130, no distrito de Amparo.

Já em Juazeiro, o destaque foi a execução do trecho da BR-122 que liga o município a Ourolândia, já incluída no PAC devido à sua importância estratégica. Jacobina também entrou na pauta, com a construção da terceira faixa do Tombador, e Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, com a finalização da rotatória da Avenida Crisógno Fernandes.