Claudio Tinoco pede demolição e nova destinação para antigo Centro de Convenções
Vereador critica abandono e depredação do espaço após nove anos do desabamento parcial
Por: Domynique Fonseca
30/09/2025 • 12:53
Em entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, da Itapoan FM (97,5), comandado por Luis Ganem, nesta terça-feira (30), o vereador Claudio Tinoco (União), criticou o abandono do antigo Centro de Convenções da Bahia e pediu ações concretas para a demolição e destinação da área. Tinoco, que é Corregedor e Líder do Democratas na Câmara, ressaltou sua experiência como gestor e ex-secretário de Cultura e Turismo da capital baiana para conduzir obras de grande porte.
Segundo o vereador, o Centro de Convenções passou a apresentar problemas de infraestrutura desde 2013, culminando com o desmoronamento de parte da estrutura em setembro de 2016, durante a fase final de reforma. “Aquilo acabou levando a Bahia a perder espaço na atração de eventos internacionais”, disse.
Tinoco destacou que, após esforços do trade turístico e da população local, o então prefeito ACM Neto decidiu encerrar a concessão do antigo aeroclube e iniciar a construção do atual Centro de Comissões de Salvador, projeto que ele conduziu.
O vereador relatou que a antiga estrutura do Centro de Convenções sofreu depredação e furtos de materiais valiosos, transformando o prédio em uma “sucata”. Ele também criticou a lenta resposta do governo estadual, que somente recentemente informou que há um processo em andamento, sob análise da Procuradoria-Geral do Estado, para avaliar a sucata e decidir sua destinação.
“São nove anos desde o desabamento, e não vemos solução. Hoje, o que pedimos é a abertura de um debate sobre a destinação da área, já que a recuperação tornou-se impossível pelo descaso e depredação”, afirmou Tinoco.
O vereador reforçou que seu objetivo é garantir transparência e que o espaço seja destinado a um projeto público relevante, mantendo o compromisso com a cidade e com o setor de eventos.
Relacionadas