Oposição teme convocação prematura de irmão de Lula para CPMI do INSS
Pedido pode evidenciar uso político de Comissão, desviando foco dos trabalhos
Por: Gabriel Pina
22/08/2025 • 15:44 • Atualizado
O sindicalista José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está no radar da oposição para ser convocado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A justificativa é sua ligação com o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnap), entidade suspeita de envolvimento no esquema.
Segundo apuração da repórter Julliana Lopes, da CNN, a estratégia da oposição é segurar a convocação e usar o depoimento em um momento considerado politicamente mais oportuno, evitando que uma ação prematura possa evidenciar interesses políticos na CPMI.
Antes de solicitar a oitiva de Frei Chico, os parlamentares devem pedir a quebra de sigilo e a análise de documentos relacionados a ele em órgãos públicos.
Até agora, os integrantes da comissão avaliam que o foco deve permanecer na apuração das irregularidades no sistema previdenciário, evitando depoimentos que possam desviar o centro das investigações sobre as fraudes.