Manifestantes lotam Cristo da Barra contra PEC da Blindagem neste domingo
Atos acontecem em todo o país e pedem também pela rejeição do projeto da anistia
Por: Redação
21/09/2025 • 12:32
O Cristo da Barra ficou lotado no fim da manhã deste domingo (21) para o ato convocado por entidades sindicais, movimentos populares e outras organizações da sociedade civil contra a PEC da Blindagem.
A manifestação pede pela rejeição da PEC aprovada na Câmara na última terça-feira (16), que que dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares, e se posiciona contrariamente ao projeto da anistia dos condenados pelo 8 de janeiro, que ganha tração no Congresso Nacional.
Presente no evento em cima de um trio elétrico, onde cantou diversos sucessos da sua carreira, a cantora Daniela Mercury também utilizou o microfone para se posicionar contra as medidas políticas.
"Estamos juntos lutando pela democracia brasileira, contra anistia, que já foi julgada pelo Supremo, de forma adequada, respeitando o Estado Democrático de Direito e todo processo legal", pontuou.
Os atores Wagner Moura e Nanda Costa e a percussionista Lan Lan acompanharam Daniela durante o trajeto.
Proposta
A PEC da Blindagem, como aprovada pela Câmara em regime de urgência, prevê que que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara.
Pelo texto, os parlamentares têm 90 dias para decidir se autorizam ou não a investigação criminal contra um colega, a contar de quando o Supremo enviar o pedido ao Congresso.
Defensores da medida dizem que a proposta é uma reação ao que chamam de abuso de poder do Supremo Tribunal Federal (STF) e que as medidas restabelecem prerrogativas originais previstas na Constituição de 1988, mas que foram mudadas posteriormente.