Logo
Menu

Política

Buscar

Julgamento de Bolsonaro no STF começa nesta terça-feira

Além do ex-presidente, outros sete ex-integrantes do governo respondem a acusações

Por: Lorena Bomfim

31/08/202509:08

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de articular um plano de golpe de Estado em 2022.

Julgamento de Bolsonaro no STF começa nesta terça-feira
Foto: Antonio Augusto/STF

O presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin, reservou cinco sessões para a análise do caso. Em três delas haverá dois turnos de julgamento (9h às 12h e 14h às 19h) e, nas demais, apenas pela manhã.

A sessão de abertura contará com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, que apresentará um panorama das provas reunidas. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os advogados de defesa terão até uma hora cada para sustentações orais. Gonet poderá ter tempo adicional, caso autorizado pelo presidente da turma.

Na sequência, Moraes apresentará seu voto, seguido pelos demais ministros, sem limite de tempo para cada manifestação. Os réus não precisam comparecer presencialmente; o tenente-coronel Mauro Cid já informou que não estará presente para evitar constrangimentos.

Réus do núcleo 1: Jair Bolsonaro; Walter Braga Netto; Mauro Cid; Alexandre Ramagem; Almir Garnier; Anderson Torres; Augusto Heleno; e Paulo Sérgio Nogueira.

Datas das sessões:

  • 2 de setembro (terça-feira): 9h às 12h e 14h às 19h
  • 3 de setembro (quarta-feira): 9h às 12h
  • 9 de setembro (terça-feira): 9h às 12h e 14h às 19h
  • 10 de setembro (quarta-feira): 9h às 12h
  • 12 de setembro (sexta-feira): 9h às 12h e 14h às 19h