Logo
MENU

Política

BUSCAR

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço de Trump é “chantagem inaceitável”

Petista ainda defendeu o judiciário e falou que tentativa de interferência é “um grave atentado à soberania nacional"

Por: Felipe Santana

17/07/202523:11

Em um pronunciamento em rede nacional de TV e rádio realizado na noite desta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou que a carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciava a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, seria uma “chantagem inaceitável”. 

Vídeo: Youtube: Lula

Sobre o assunto, Lula informou que o governo brasileiro realizou reuniões com representantes do governo dos Estados Unidos, mas não foi respondido. “Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse o presidente durante pronunciamento.

O petista ainda defendeu o judiciário do Brasil e falou que a tentativa de interferência na justiça brasileira é “um grave atentado à soberania nacional”. “Contamos com um Poder Judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa”.

Lula criticou os políticos brasileiros que apoiam as medidas por Trump e ainda chamou os mesmos de verdadeiros traidores da pátria. “Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”.

O presidente também comentou as investigações dos EUA envolvendo o Pix. “O Pix é do Brasil. Não aceitaremos ataques ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, e vamos protegê-lo”