Brasil e China firmam acordo para construir linha férrea
Projeto faz parte de série de acordos firmados entre as nações
Por: Gabriel Pina
07/07/2025 • 15:30
Nesta segunda-feira (7), o Governo Federal anunciou um acordo feito entre o Brasil e a China para a viabilização de um corredor ferroviário que promete ligar o Acre até o Porto de Chancay, no Peru. Segundo o Ministério dos Transportes (MT), o projeto busca criar um corredor ferroviário bi-oceânico, conectando o Atlântico e o Pacífico.
Com apoio da empresa estatal chinesa China Railway Economic and Planning Research Institute, que será responsável por produzir estudos sobre a malha ferroviária brasileira, a construção vai ser iniciada no território peruano, sob responsabilidade da estatal. Já no solo brasileiro, a malha ferroviária vai passar ao todo por três estados: Acre, Rondônia e Mato Grosso.
O projeto faz parte dos acordos firmados entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping, em novembro do ano passado, que visam um projeto econômico estratégico para ambas as nações. De acordo com a pasta dos Transportes, os impactos da malha no Brasil serão profundos.
“O eixo analisado poderá se tornar a espinha dorsal de uma nova rota bi oceânica, reposicionando o Brasil no comércio internacional e trazendo vantagens para as exportações à Ásia”, avalia o MT.
A parceria entre Brasil e China ainda promete outras três ações de colaboração, incluindo o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), Nova Indústria Brasil (NIB) e Plano de Transformação Ecológica.