Janones tem mandato suspenso por 90 dias
Punição acontece após ofensas contra Nikolas Ferreira
Por: Gabriel Pina
15/07/2025 • 18:44 • Atualizado
Nesta terça-feira (15), o plenário da Câmara dos Deputados decidiu suspender por 90 dias o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) após ele ter proferido ofensas consideradas homofóbicas contra o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), durante sessão no plenário no último dia 9.
A decisão, tomada em caráter cautelar, foi mais rápida que o trâmite habitual no Conselho de Ética e ocorreu após representação apresentada pela própria direção da Casa. No episódio, Janones se envolveu em um bate-boca com parlamentares do PL após fazer comentários dirigidos a Nikolas como “deputada Nikole”. Em sua defesa, Janones alegou que não se tratava de homofobia, mas sim de uma referência irônica a um episódio ocorrido em 2023, quando Nikolas, em discurso no Dia Internacional da Mulher, usou uma peruca e afirmou, em tom de deboche, que se sentia mulher e se autodenominou "deputada Nikole".
No entanto, o relator do caso, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), considerou que as declarações de Janones configuraram quebra de decoro parlamentar. "O uso desses termos como forma de ofensa reforça estigmas históricos, normaliza o preconceito e perpetua a marginalização dessa população no espaço institucional", afirmou Santos Jr.
Janones também relatou ter sido vítima de agressões físicas e verbais após o incidente. Segundo ele, foi cercado por cerca de 12 deputados do PL, que o chutaram e chegaram a tocar em suas partes íntimas. Ainda, o deputado afirmou que protocolou representação no Conselho de Ética e apresentará um vídeo de oito minutos como prova das supostas agressões.