Aliados de Bolsonaro organizam atos em todo o país por anistia e contra Moraes
Manifestações estão previstas em várias cidades neste domingo (4)
Por: Felipe Santana
03/08/2025 • 09:12
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro organizam atos em diversas cidades brasileiras neste domingo (4), com pautas que vão desde a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro até pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os protestos têm sido articulados por parlamentares bolsonaristas e movimentos alinhados à direita.
A expectativa dos organizadores é reunir apoiadores em mais de 60 cidades, com maior concentração no Sul do país, especialmente em Santa Catarina. Em Brasília, está programada uma “Caminhada pela Liberdade. Em Salvador, os atos devem se concentrar no Farol da Barra com a presença de deputados da direita baiana.
Os organizadores defendem uma “anistia ampla, geral e irrestrita” para todos os condenados e investigados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em janeiro de 2023. Também criticam o que chamam de “abusos” do Judiciário, direcionando as manifestações especialmente contra Moraes, relator dos processos do 8 de janeiro no STF.
Em algumas cidades, os atos contarão com discursos de lideranças religiosas e vídeos do próprio Bolsonaro, que deve se manifestar por meio de áudios ou mensagens gravadas. O pastor Silas Malafaia está entre os nomes que devem participar de manifestações em São Paulo.
A mobilização ocorre em meio à tramitação de projetos no Congresso que pedem a anistia dos réus dos atos antidemocráticos. No entanto, a proposta enfrenta forte resistência por parte do governo federal e da cúpula do Judiciário, que consideram o perdão uma tentativa de deslegitimar as instituições democráticas.
Relacionadas