Logo

Levantamento revela que preferência por shows ao vivo supera a por sexo

Eventos se tornaram forma de entretenimento favorita

Por: Gabriel Pina

12/11/202520:00

Uma pesquisa de comportamento de público, feita pela produtora de shows "Live Nation", revelou que os eventos de música ao vivo são a forma de entretenimento favorita em todo o mundo, à frente de filmes, esportes e até sexo.

evento de música ao vivo
Foto: Gabriel Pina/Portal Esfera

Segundo o “Global Report Living for Live”, cerca de 39% das pessoas escolheram os shows ao vivo caso tivessem que escolher apenas uma forma de entretenimento para o resto da vida, enquanto 17% disseram preferir assistir a filmes no cinema. Já os eventos de esportes profissionais, como as partidas de futebol, tiveram 14% de preferência do público.

Ao perguntar aos entrevistados se eles preferem ir a um show de seu artista favorito ou fazer sexo, 70% afirmaram que escolheriam o evento com ídolo, enquanto 30% preferem a relação sexual. Ao todo, o estudo analisou os dados de 40 mil pessoas em 15 países diferentes.

Foto: Gabriel Pina/Portal Esfera

Foto: Gabriel Pina/Portal Esfera


Novas preferências do público

O relatório da "Live Nation" ainda apresenta as novas preferências do público dos eventos de música ao vivo. Para 80% dos entrevistados, os shows musicais se tornaram uma opção de lazer para se ter com a família.

Além disso, o levantamento identificou um maior crescimento na preferência de atrações artísticas femininas, onde 76% do público escolheu o nome de alguma cantora como headliner dos sonhos em um festival.


Brasileiros vão longe pelos shows de música

O levantamento revelou que o público dos eventos de música ao vivo estão cada vez mais dispostos a viajarem para assistir aos shows. Em 2024, o segmento cultural fez o público se movimentar mais de 64 bilhões de quilômetros, o que daria cerca de 83 mil viagens até a Lua.

No entanto, entre o público global, a "Live Nation" reportou que os brasileiros são um dos que mais se deslocam por conta dos shows, sendo capazes de viajar mais de 800 quilômetros para participar desses eventos.

Foto: Gabriel Pina/Portal Esfera

Foto: Gabriel Pina/Portal Esfera


Show de Gaga no Brasil é apontado como histórico

Por fim, o estudo analisou alguns dos eventos de música ao vivo de maior impacto em 2025, com destaque para o "Gagacabana", show da cantora Lady Gaga na praia de Copacabana, em maio deste ano, apontado como o maior evento de música ao vivo feito por uma artista feminina em toda a história.

Foto: Fabio Motta/Divulgação

Foto: Fabio Motta/Divulgação


Além disso, a aclamada turnê “Cowboy Carter”, da cantora Beyoncé, aparece entre as mais lucrativas registradas no ano, movimentando US$ 4,5 bilhões apenas nos Estados Unidos. Já entre os cantores, a temporada de 30 shows de Bad Bunny em Porto Rico teve destaque, como um importante evento para a cultura e economia local, com uma arrecadação de mais de US$ 200 milhões.