“Vem Neném”? Xanddy revela chance de retorno da banda Harmonia do Samba
Músico baiano encerrou apresentações do grupo em 2022
Por: Redação
25/11/2025 • 15:15 • Atualizado
O cantor de pagode Xanddy surpreendeu a sua legião de fãs e provocou uma nostalgia em boa parte do público ao levantar a possibilidade do retorno da banda veterana Harmonia do Samba, que teve o seu fim anunciado em setembro do ano de 2022, momento em que o marido da dançarina Carla Perez decidiu pela carreira solo.
A hipótese foi mencionada em uma entrevista recente ao Portal LeoDias, quando o artista soteropolitano, cria do bairro da Capelinha de São Caetano, falou de conversas frequentes com músicos acerca da volta da banda com uma outra roupagem.
“O Harmonia do Samba realmente pode voltar a ter uma versão nova. Eu acho que ele é um patrimônio para todos nós. Ele pode voltar com pessoas novas, voltar com um projeto, que eu faça parte. É tudo muito em casa. Esse burburinho aí é verdade”, explicou o artista de 46 anos.
Ele enfatizou que o assunto é real, porém não se tem ainda exatidão sobre datas e detalhes definidos sobre o novo formato.
Fim da banda
O cantor informou do encerramento da banda através do seu perfil oficial do Instagram, e, na época, pegou os fãs de surpresa com o comunicado:
"Por razões das mais diversas ordens se fez necessário algumas tomadas de decisões, sendo essa a mais difícil. A partir do dia 01/10/2022, seguirei como Xanddy Harmonia. Deixo claro que esse não é um fim, mas sim o início de um novo ciclo para todos nós."
História do Harmonia do Samba
A banda, que somou 32 anos de trajetória, foi uma das principais e de grande representatividade no pagode baiano. Embora Xanddy seja a figura mais conhecida do Harmonia do Samba, quem iniciou as movimentações na capital baiana para impulsionar a banda de forma significativa foi o baterista Roque Cézar, pois foi ele quem reuniu pessoas para mostrar os primeiros acordes em 1993.
Somente cinco anos depois, mais precisamente no ano de 1998, Manuel Alexandre Oliveira da Silva, que integrava na época a banda Gente da Gente, passou a comandar o grupo. Xanddy revolucionou com o seu molejo, coreografias marcantes, além de canções "chicletes" e permaneceu nos vocais do Harmonia do Samba por 24 anos.
A banda marcou uma geração com os seus 21 CDs e sua explosão ocorreu inicialmente com sucessos como "Nova Dança”, "Neném", "Agachadinho", "Elevador", "Paradinha", "O Rodo", e muito mais.
