Logo

Spotify anuncia nova política contra uso indevido de IA em músicas

Ações combatem spam, uso indevido de vozes e falta de clareza no uso de IA

Por: Redação

29/09/202517:18Atualizado

Em meio ao crescente avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA), o Spotify anunciou novas políticas de proteção para artistas e produtores musicais relacionadas ao uso de IA em sua plataforma, visando garantir maior segurança e controle. A medida busca combater o uso não autorizado de vozes, além da disseminação de spam musical e a falta de clareza sobre a utilização de IA nas criações.

logo do spotify
Foto: Divulgação

Entre as principais atualizações está a proibição de conteúdos que simulem de forma não autorizada a voz ou o estilo de artistas sem o seu consentimento explícito. De acordo com as novas regras, a imitação da voz de um artista só será permitida na plataforma mediante uma autorização explícita concedida pelo próprio.

A empresa também está reforçando suas defesas contra o envio fraudulento de músicas para os perfis de outros artistas, uma tentativa de desviar audiência e royalties. Em parceria com os principais distribuidores da indústria, a plataforma vai testar novas medidas para bloquear esse tipo de ação diretamente em sua origem. Além disso, os próprios criadores ganharão um mecanismo mais ágil para reportar "conteúdo fora do lugar", inclusive enquanto as faixas ainda estiverem em fase de pré-lançamento, agilizando a revisão.

Outra novidade é o lançamento de um novo filtro de spam musical, que será capaz de identificar e rotular contas que utilizam táticas massivas para burlar a plataforma, como a duplicação de conteúdos e o uso de truques de SEO, muitas vezes potencializadas por ferramentas de IA que geram músicas em grande volume.