Juliana Paiva defende dança das redes e fala sobre desafios da internet
Coreógrafa baiana comentou no rádio sobre TikTok, música e haters
Por: Domynique Fonseca
19/01/2026 • 15:30
A presença cada vez mais forte da dança nas redes sociais foi um dos principais temas da entrevista da coreógrafa e apresentadora Juliana Paiva (@paivajuliana) ao Portal Esfera no Rádio, nesta segunda-feira (19), na Itapoan FM (97,5). Convidada do programa apresentado por Luis Ganem, a artista analisou como o ambiente digital redefiniu a forma de criar coreografias e impulsionou a música brasileira.
Com mais de duas décadas dedicadas à dança, Juliana, que é empresária do Studio Live2Dance, apresentadora do Viver Verão, na Band, e criadora do Vozes Delas, no YouTube, destacou que a dança digital não elimina outras linguagens.
“Existem danças para todos os lugares. A dança do palco não deixou de existir porque surgiu a dança da internet”, afirmou.
Segundo ela, o que mudou foi a necessidade de adaptação. “O coreógrafo hoje precisa saber fazer a coreografia da internet e também a do palco. A da internet limita a movimentação porque precisa caber na tela, ser acessível, para as pessoas reproduzirem e a música ganhar força”, explicou. Para Juliana, essa dinâmica ajudou a devolver à dança um papel central na divulgação musical. “Quando os artistas entenderam essa potência, as coreografias estilo TikTok passaram a ter ainda mais força.”
Rotina digital e conexão com o público
Juliana também falou sobre os desafios de se manter ativa nas redes sociais em meio às constantes mudanças de algoritmo.
“Antigamente, quanto mais você postava, mais entregava. Hoje você precisa postar menos para alcançar mais pessoas”, observou. Ainda assim, ela ressaltou que não abre mão da conexão com o público. “Eu não quero só entrega, eu quero criar vínculo. As pessoas gostam de acompanhar o dia a dia.”
A coreógrafa descreveu a relação com as plataformas como um exercício contínuo de adaptação.
“A rede social é uma nuance que a gente vai surfando como consegue. É bem desafiador”, disse.
Haters, maternidade e posicionamento
Ao comentar sobre críticas na internet, Juliana afirmou que raramente sofre ataques virtuais, mas relatou um episódio marcante envolvendo sua maternidade. “Uma vez disseram que eu não nasci para ser mãe porque trabalho viajando. Isso é uma loucura”, declarou. Para ela, esse tipo de julgamento ignora a realidade de diversas profissões. “Então ninguém que viaja pode ser pai ou mãe? É muito relativo.”
Mesmo assim, Juliana mantém uma postura próxima dos seguidores. “Sempre que posso, respondo comentários e directs. É uma troca. Eu estou ali porque eles acompanham o meu trabalho e ajudam a alavancar tudo isso”, concluiu.
Relacionadas
