Logo

Cinco discos de artistas da Bahia que você precisa ouvir neste verão

Entre clássicos e achados, projetos são a trilha ideal para a estação

Por: Gabriel Pina

22/12/202520:00

A temporada de verão de 2025/2026 começou oficialmente neste domingo (21) e promete ser mais quente do que nunca. A estação marcada pela força do sol e da energia das noites cria as condições ideais para descansar a mente e o corpo. Mas, tudo isso pode ficar ainda mais intenso através da música.

Caetano, Gal e Gilberto Gil
Foto: Divulgação

Entre álbuns clássicos e outros verdadeiros achados, a rica música baiana reserva a trilha sonora perfeita para a temporada. O Portal Esfera selecionou cinco discos de artistas da Bahia que você precisa ouvir neste verão. Confira! 

 

Leia também: Com toque baiano, Marina Sena lança EP "MARINADA ep.01” inspirado no verão

 

Novos Baianos - Novos Baianos F.C. (1973)

Um ano após o lançamento do brilhante “Acabou Chorare”, as expectativas em volta do novo lançamento do grupo baiano Novos Baianos eram altas. Mas, ao longo das dez faixas de “Novos Baianos F.C”, é possível perceber que os artistas se superaram e entregam um de seus melhores trabalhos.

O repertório traz pérolas, como a regravação de “O samba da minha terra”, do mestre Dorival Caymmi, além das canções “Vagabundo não é fácil” e “Sorrir e cantar como Bahia”, que se tornaram clássicas na discografia do grupo.

Além do álbum, o projeto rendeu a gravação de um documentário para uma TV alemã, onde a rotina dos artistas em plena onda hippie dos anos 1970 é revelada em meio a registros ao vivo de canções dos baianos.

*O disco está disponível nos streamings dentro da coletânia "Dois Momentos"

 

Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil - Temporada de Verão - Ao Vivo na Bahia (1974)

Entre os dias 10 de janeiro e 22 de fevereiro de 1974, Caetano, Gal e Gil fizeram shows no Teatro Vila Velha, em Salvador, interpretando canções de compositores como Jorge Mautner, João Donato e Cartola. 

Como resultado, a gravação de nove canções apresentadas ao vivo se tornou parte do repertório do disco “Temporada de Verão (Ao Vivo na Bahia)”, lançado pelo trio de artistas baianos no mesmo ano. 

O registro carrega verdadeiros tesouros na carreira dos tropicalistas, com destaque para “De Noite na Cama”, composta e interpretada por Caetano, mas que ganhou o público três anos antes na voz de Erasmo Carlos, além da interpretação de Gal na faixa “Acontece”, lançada originalmente por Cartola.

* a versão do disco disponível nos streamings está incompleta

 

Bamdamel - Negra (1991)

Após diversos hits no carnaval baiano, a pioneira Bamdamel ressurge em 1991 com o inédito Negra. No período de auge da banda, o projeto chegou a vender mais de 320 mil cópias, além de botar o axé nas rádios de todo o Brasil.

A faixa que abre o disco “Baianidade Nagô” se tornou marca registrada da banda, se consagrando como hino do carnaval de Salvador no ano de 1992, além de ganhar regravações de artistas como Luiz Caldas, Daniela Mercury e a dupla AnaVitória.

Além disso, as músicas “Crença e fé”, “Conversa fiada” e “Clareou” são outros destaques dentro do projeto.

 

Ivete Sangalo - Ivete - Multishow Ao Vivo no Maracanã (2006)

Veveta é a musa dos verões. A estação do ano é fonte de inspiração ilimitada na discografia da artista. Mas um projeto em especial ganha força. A ideia ousada de colocar a baiana para cantar no maior estádio do Brasil foi certeira e rendeu um dos melhores lançamentos da artista. 

Com obras clássicas, o disco traz ainda músicas que se perderam com o tempo na discografia da cantora, mas que ainda têm lugar guardado na memória de quem soube curtir outros verões, como a faixa “Não Precisa Mudar”, dueto com o cantor baiano Saulo e que permanece com sonoridade fresca mesmo passados quase 20 anos da gravação.

Além disso, a sequência das baladas “Quando a Chuva Passar” e “Deixo”, arrebata, seja pelos vocais da cantora, ou pela forma com que ela parece traduzir bem a dor de um amor de verão que passou.


 

Raquel Reis - No Seu Radinho

A nova leva de artistas da Bahia deixa claro que o legado musical do estado está preservado. Nesse sentido, um dos grandes nomes que despontam nessa geração é da cantora Rachel Reis.

Após o lançamento do disco “Casca”, que já traz uma sonoridade alinhada à época mais quente do ano, Rachel lançou no final de 2025 o EP “No Seu Radinho”, como aposta para o verão. 

Ao lado de parcerias como Carlinhos Brown, Jau, Afrocidade e Attooxxá, o trabalho embala e desperta o espírito do verão. Aqui, os grandes destaques vão para “Desfruta” e “40 GRAUS”, além da deliciosa “Melô do Verão”.