Artista Jards Macalé morre, aos 82 anos, no Rio de Janeiro
O músico estava internado por causa de um enfisema pulmonar
Por: Redação
17/11/2025 • 17:26 • Atualizado
Morreu nesta segunda-feira (17) o músico Jards Macalé. Aos 82 anos, ele estava internado em um hospital na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. O experiente artista tratava um enfisema pulmonar, mas sofreu uma parada cardíaca.
O próprio perfil de Macalé divulgou uma nota sobre o óbito: "Jards Macalé nos deixou hoje. Chegou a acordar de uma cirurgia cantando 'Meu Nome é Gal', com toda a energia e bom humor que sempre teve. Cante, cante, cante. É assim que sempre lembraremos do nosso mestre, professor e farol de liberdade. Agradecemos, desde já, o carinho, o amor e a admiração de todos. Em breve informaremos detalhes sobre o funeral. 🖤“Nessa soma de todas as coisas, o que sobra é a arte. Eu não quero mais ser moderno, quero ser eterno.”
Trajetória de sucesso
Jards Anet da Silva iniciou a carreira nos anos 1960. Nascido no estado carioca em 1943, ele teve sua primeira composição gravada por Elizeth Cardoso, em 1964. Guiado por uma performance vanguardista, Macalé também teve destaque por rejeitar a representação em padrões comerciais.
Quase uma década após começar a trajetória profissional, o artista apresentou "Gotham City" no IV Festival Internacional da Canção, momento em que teve um dos principais marcos da carreira.
Relacionadas
