Logo
Menu
Logo
Buscar

Mostra de Cinemas Africanos promete movimentar Salvador

Festival será de 17 a 24 de setembro, com a presença de 15 cineastas

Por: Redação

03/09/202516:29

Realizado pelo 8º ano, a Mostra de Cinemas Africanos (MCA), promove de 17 a 24 de setembro, na capital baiana, ações culturais de destaque. A iniciativa, que terá ingressos que variam entre gratuitos e também no valor de R$ 15, será na Saladearte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Cinema do Museu e no Cineteatro 2 de Julho. No total, a MCA contará com cerca de 12 longas e 7 curtas de 9 países apresentados nesta temporada.

Mostra de Cinemas Africanos
Foto: Divulgação: Demba - Diretor Mamadou Dia | Fotografia Sheldon Chau

De acordo com os idealizadores do evento, a programação mantém sua diversidade de obras com produções de vários países do continente e lançamentos inéditos no Brasil. Na oportunidade, ainda terão sessões de troca de experiências com cineastas, mesas de discussão e ações formativas. 

Nomes de peso do setor irão marcar presença, como o cineasta senegalês Mamadou Dia, uma das vozes mais interessantes do cinema autoral no continente; a diretora nigeriana Ema Edosio, que retorna ao país com seu novo filme que estreia mundialmente no Festival de Locarno 2025 (Suiça), e o ruandês Philbert Aimé Mbabazi Sharangabo, representante de uma cena efervescente de cinema em Ruanda.

Agora, em 2025, a Mostra será em homenagem ao Professor Mahomed Bamba (1966-2015), recém-titulado Professor Emérito post-mortem da UFBA, neste que marca os dez anos do seu falecimento. Neste ano, a programação foi idealizada com a inserção de uma Sessão Especial com a presença de alunos, amigos e colegas, além de um curso completamente sem custo, que exalta o legado da sua produção acadêmica sobre os cinemas da África.