Morre Rubinho dos Carnavais, fundador do bloco Os Internacionais da Bahia
Carnavalesco baiano foi um dos responsáveis por levar a folia dos clubes às ruas de Salvador nos anos 1960
Por: Marcos Flávio Nascimento
15/10/2025 • 13:35
A cultura baiana perdeu, nesta quarta-feira (15), um de seus grandes nomes. João Rubem Carvalho de Souza, conhecido como Rubinho dos Carnavais, morreu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo radialista Ivanildo Fontes.
O sepultamento acontece ainda hoje, às 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade, Capela C, onde familiares, amigos e antigos foliões prestam as últimas homenagens ao carnavalesco. A causa da morte não foi informada.

Reprodução / Redes sociais
Nascido no Santo Antônio Além do Carmo, Rubinho marcou época ao transformar a festa popular. Em 1962, criou ao lado de amigos o Bloco Os Internacionais, que levou o Carnaval das sedes e clubes para as ruas de Salvador, desfilando de mortalha atrás dos primeiros trios elétricos.
O nome do grupo nasceu de um apelido dado ao próprio Rubinho, depois de uma temporada na Argentina, quando passou a ser chamado de “Internacional”. Anos depois, o bloco se tornaria palco de artistas consagrados como Bell Marques, consolidando-se como um dos pilares do Carnaval moderno da cidade.
Rubinho enfrentava problemas de saúde nos últimos anos e chegou a ser internado diversas vezes por conta de um aneurisma.
Relacionadas