Logo

Linn da Quebrada é homenageada e dará nome a Centro Acadêmico da UFBA

"Não teria melhor homenagem", celebrou a artista

Por: Gabriel Pina

21/10/202521:00

A artista Linn da Quebrada foi homenageada pelo Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na noite desta segunda-feira (20). O novo Centro Acadêmico (CA), entidade que representa os alunos do curso, passa a se chamar Lina Pereira, nome social da cantora.

Linn da Quebrada
Foto: Reprodução/Instagram @linndaquebrada

Considerado o primeiro curso de gênero e diversidade do Brasil, o bacharelado surgiu em 2009 e segue como referência no país. A escolha da artista para nomear a gestão da instância estudantil teve como justificativa o “reconhecimento à sua trajetória artística, política e social, que inspira a luta por diversidade, liberdade e justiça”.

“Não teria melhor homenagem, melhor presente a se receber aqui, em Salvador, uma cidade que é tão importante para mim e que me ensina tantas coisas”, comentou Linn.

Foto: Reprodução/Instagram @linndaquebrada

Foto: Reprodução/Instagram @linndaquebrada


Lina fez sua estreia na música com o aclamado disco Pajubá, de 2017, que faz um verdadeiro grito de liberdade aos corpos marginalizados. O título do disco é usado para definir uma linguagem de resistência de pessoas LGBTQIA+, construída a partir das palavras e expressões que têm origem africana.

Desde então, a artista tem explorado os campos do canto e da atuação, chegando a participar da edição de 2022 do reality show Big Brother Brasil. Conhecida por suas criações na arte, Linn não esconde sua fonte de inspiração.

“Minha pesquisa parte do corpo como processo de escavação e resgate. Entendo meu corpo como minha obra principal e, com isso, assumo que ser artista é criar sobre sua própria existência, em movimento e transformação constante”, afirmou.