De Chaves a Chapolin: série desvenda Chespirito
Atores recriam personagens com nomes alterados
Por: Ana Beatriz Fernandez Martinez
11/06/2025 • 15:51
A nova série "Chespirito: Sem Querer Querendo" reconta a vida e a carreira de Roberto Gómez Bolaños, o gênio por trás de sucessos como "Chaves" e "Chapolin Colorado". Criada por seu filho, Roberto Gómez Fernández, a produção levou dois anos para selecionar o elenco, que recria desde a infância do humorista até seu auge entre os anos de 1970 e 1980.
A trama não se limita a história do grande sucesso de Bolaños, mas também mostrar também sua passagem pela publicidade, a criação de personagens icônicos e até conflitos com colegas de elenco, como Carlos Villagrán (Quico).
Por questões legais, alguns nomes foram alterados: Florinda Meza (Dona Florinda) virou Margarita Ruíz, já o personagem vivido por Villagrán foi rebatizado como Marcos Barragán.
"Muitas vezes eu olhei as cenas sendo gravadas e vi Roberto Gomez Bolaños vivo de novo. É um nível de semelhança que era importante. Não é uma imitação, são certas características parecidas", afirmou o criador da serie.
A atriz Paola Montes de Oca, que interpreta Chiquinha na série, treinou com María Antonieta de las Nieves, a intérprete original, para capturar trejeitos e bordões. Já Florinda Meza criticou a série, alegando falta de respeito à sua história.
Com reconstituições fiéis e dramas pessoais, a trama é tanto uma celebração do humor de Bolaños quanto um mergulho em seus desafios e relações.
A Série já se encontra disponivel na HBO Max