Wagner Moura é cotado ao Oscar por "O Agente Secreto", diz crítica
Filme estreia em novembro e reforça prestígio do cinema brasileiro
Por: Victor Hugo Ribeiro
20/09/2025 • 17:14 • Atualizado
O cinema brasileiro vive um momento de destaque internacional. Após o sucesso de "Ainda Estou Aqui" e a atuação premiada de sua protagonista, Fernanda Torres, o entusiasmo da crítica se volta agora para Wagner Moura. Sua interpretação central em "O Agente Secreto", que chega aos cinemas brasileiros em 6 de novembro, reacende a expectativa de uma indicação brasileira ao Oscar.
Com o filme de Kleber Mendonça Filho já selecionado como representante do país, a aposta por uma indicação e, quem sabe, vitória do ator baiano como o Melhor Ator de 2026 é grande. Ele, no entanto, enfrentará uma concorrência de peso. Conheça outros fortes candidatos ao prêmio:
Outros nomes na disputa
Leonardo DiCaprio ("Uma Batalha Após a Outra"): Mesmo com um único Oscar na carreira por "O Regresso" (2015), DiCaprio pode voltar à corrida. O papel de um ex-revolucionário encarregado de resgatar a filha de um grupo de desafetos do passado pode garantir a ele uma nova chance de conquistar a estatueta.
Michael B. Jordan ("Pecadores"): A atuação como os irmãos gêmeos Stack e Smoke no terror de Ryan Coogler já rendeu a Jordan o Critics Choice Super Awards deste ano. Agora, a dúvida é se a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dará o mesmo reconhecimento.
Daniel Day-Lewis ("Anêmona"): A Academia costuma valorizar o retorno de grandes nomes que estavam longe das telas. Sua performance no drama psicológico pode beneficiar Day-Lewis, mas a recente não-vitória de Demi Moore por "A Substância", mesmo sendo favorita, mostra que não há garantia.
Jeremy Allen White ("Springsteen: Salve-me do Desconhecido"): O astro da série "O Urso" entrega uma performance "totalmente convincente em todos os aspectos" na cinebiografia de Bruce Springsteen. O próprio músico teceu grandes elogios à sua atuação. Com a unanimidade da crítica, White surge como um dos mais fortes rivais de Wagner Moura pela estatueta.
Dwayne Johnson ("Coração de Lutador - The Smashing Machine"): Conhecido como "The Rock", o ator surpreende público e crítica com sua atuação dramática no filme sobre o lutador Mark Kerr. Aplaudido por 15 minutos em sua estreia mundial no Festival de Veneza, Johnson pode provar que é mais do que um astro de filmes de ação.
Brendan Fraser ("Família de Aluguel"): Após sua vitória no Oscar por "A Baleia" (2022), Fraser mostra mais uma vez sua veia dramática neste novo filme. Embora a obra seja menos densa que a anterior, o ator explora bem as intensas possibilidades dramáticas do personagem.
Oscar Isaac ("Frankenstein"): Em uma nova versão de um clássico dirigida por Guillermo del Toro, Isaac se destaca no papel do atormentado Victor Frankenstein. Sua performance pode ofuscar a do ator que interpreta o monstro, tornando-o o centro das atenções da Academia.
Daniel Craig ("Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out"): O ator retorna como o detetive Benoit Blanc no terceiro filme da franquia. Com uma atmosfera mais sombria, Craig tem a oportunidade de levar o personagem a um novo patamar, o que pode lhe render uma indicação.
Timothée Chalamet ("Marty Supreme"): Com duas indicações prévias na bagagem, não será surpresa se o ator conseguir a terceira por sua atuação madura na pele de um traficante de drogas que se torna campeão de tênis de mesa.
Relacionadas
Cinema e Séries