Confira 5 filmes nacionais para assistir neste final de semana
Obras estão disponíveis em diversos sreamings para facilitar a busca
Por: Victor Hugo
18/10/2025 • 07:00 • Atualizado
Após uma semana agitada, nada melhor que descansar no conforto de casa e, para deixar isso ainda melhor, o Portal Esfera reuniu 5 filmaços nacionais para assistir neste final de semana. De drama a comédia, as produções conseguem abordar a realidade do povo brasileiro com muita criatividade, além de abordar bons roteiros e atuações. As obras estão disponíveis em alguns streamings para facilitar ainda mais a busca de cada um deles. Confira:
1. Homem com H (2025)

Divulgação/Paris Filmes
Fazer uma cinebiografia é um trabalho delicado e cuidadoso, afinal, é uma homenagem que ficará guardada por gerações e, muitas vezes, acaba em algo feito de forma simplificada ou que não entrega a mensagem de grandeza do artista em sua passagem pela terra ou até mesmo quando ainda está em vida. Mas em "Homem com H" isso é diferente. Poucos filmes trazem uma dramaticidade e emoção quando se trata de uma obra biográfica.
Sem dúvidas, o trabalho de direção e roteiro de Esmir Filho fortalece a qualidade do filme. Assim como a atuação de Jesuíta Barbosa, que expressa a emoção, o sentimento e o poder do Ney Matogrosso em sua trajetória para o estrelato. A trama intensa mostra a trajetória do artista desde a infância até se tornar uma das grandes figuras da música e cultura brasileiras.
O filme acompanha a origem em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, e os constantes embates familiares em razão dos preconceitos de seu pai. Ao sair de casa e se mudar para São Paulo, Ney dá início à sua carreira artística. Outro ponto que marca o longa é as grandes músicas que estão na voz do cantor. Por fim, "Homem com H" exalta a identidade, a importância e a história de vida de um ícone artístico brasileiro.
Onde assistir: Netflix
2. Sonhos Roubados (2010)
Um dos pontos mais interessantes do cinema brasileiro é conseguir transformar a realidade do país em ficção e, quando isso é alcançado, ótimos filmes viram clássicos. "Cidade de Deus", "Tropa de Elite" e "Que Isso Meu Companheiro" reafirmam o quanto o Brasil sabe fazer cinema. Contudo, em vários casos, algumas obras acabam esquecidas ou sem o mesmo sucesso de outras. Em "Sonhos Roubados" a fórmula realidade + ficção se encaixa perfeitamente, já que o filme aborda um tema que ainda é a vida de diversas mulheres e meninas pelas cidades brasileiras, além de ser forte e emocional.

Divulgação/Europa Filmes
No drama de Sandra Werneck, conhecemos Jéssica, Daiane e Sabrina, três adolescentes que moram em uma comunidade carioca. Assim como qualquer jovem, as garotas têm sonhos e realizações para vida, mas enfrentam a dura realidade de famílias disfuncionais, falta de oportunidades e dificuldades financeiras. Portanto, para sobreviver e conseguir dinheiro, de modo a satisfazer seus desejos de consumo, elas eventualmente se envolvem com a prostituição.
O longa foca em suas trajetórias, mostrando como, apesar do quadro de incerteza e falta de horizonte, as personagens insistem em amar, se divertir e teimar em sonhar com um futuro melhor. A narrativa forte é um reflexo de uma sociedade cruel e que molda a vida dessas garotas.
Onde assistir: Prime Video, Globo Play e Youtube
3. Saneamento Básico (2007)
Para Jorge Furtado, falar sobre a TV e o cinema é quase como respirar. O jeito de escrever, dirigir e criar comédias é um dom! Em "Saneamento Básico, o Filme", a sátira e a forma irônica de passar a mensagem ganham um sentido diferente e criativo. A história feita pelo diretor e roteirista nos leva para os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, que passa por grandes problemas devido ao mau cheiro do esgoto da cidade.

Divulgação/Vitrine Filmes
Já para resolver a situação, eles elegem uma comissão, responsável por fazer o pedido junto à subprefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Porém, caso esse dinheiro não seja usado, será devolvido em breve ao governo federal.
Dessa forma, o filme rouba sua atenção ao ver os moradores se reunirem para elaborar um filme, que seria estrelado por um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa. Sem contar que o filme ainda conta com um elenco de peso: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga e Lázaro Ramos.
Onde assistir: HBO Max, Neflix, Globoplay e Mubi
4. Cidade Baixa (2005)
Imagina juntar dois grandes atores em um único filme, ainda mais baianos? Sim, em "Cidade Baixa", longa marcado por ser gravado em Salvador, traz Lázaro Ramos e Wagner Moura nos papéis de Deco e Naldinho, respectivamente. O filme de Sérgio Machado aborda a amizade dos jovens e as dificuldades na vida de cada um deles. Os dois ganham a vida fazendo fretes e aplicando pequenos golpes a bordo do Dany Boy, um barco a vapor que compraram em parceria. Um dia surge Karinna (Alice Braga), uma stripper que deseja arranjar um gringo endinheirado no carnaval de Salvador, a quem a dupla dá uma carona.

Divulgação/O2 Play
Por outro lado, em uma dessas aventuras, eles descarregam em Cachoeira, e Deco e Naldinho vão até uma rinha de galos. Naldinho aposta o dinheiro ganho com o frete, mas se envolve em confusão e recebe uma facada. Deco defende o amigo e ataca o agressor, mas os dois são obrigados a fugir no barco, rumo a capital baiana. Enquanto Naldinho se recupera, Deco tenta conseguir dinheiro para ajudar o amigo.
Ao chegarem em Salvador, a dupla reencontra Karinna, que, agora, trabalha em uma boate. Aos poucos, a atração entre eles cresce, de modo a criar a possibilidade de que levem uma vida a três.
A obra, que se passa boa parte na parte baixa da cidade baiana, retrata não só a realidade dos personagens em busca de uma vida melhor, mas coloca a prova a amizade dos amigos que pode está sendo desgastada por conta de uma paixão.
Onde assistir: Netflix e Globoplay
5. Arábia (2018)
Divulgação/Embaúba Filmes

Divulgação/Embaúba Filmes
Por fim, "Arábia", filme de Affonso Uchoa e João Dumans, conta a história de um jovem que vive em Ouro Preto, Minas Gerais, que por acaso encontra um diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente, e, por suas memórias, embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados. O longa de 2018 traz um roteiro minucioso ao trazer um drama simples, mas cheio de camadas.
Onde assistir: Prime Video e Youtube
Relacionadas
Cinema e Séries