Logo

Domingo de Carnaval reúne quase 2 milhões de pessoas nos circuitos de Salvador

Prefeitura aponta recorde de público, alta ocupação hoteleira e reforço na operação urbana

Por: Redação

16/02/202613:58

A Prefeitura de Salvador divulgou nesta segunda-feira (16) um balanço parcial do Carnaval 2026, com destaque para o público registrado no domingo (15). Segundo dados apresentados pelo prefeito Bruno Reis, os principais circuitos da festa concentraram cerca de 1,97 milhão de foliões, número considerado recorde para o dia.

Foto Domingo de Carnaval reúne quase 2 milhões de pessoas nos circuitos de Salvador
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

De acordo com a gestão municipal, a cidade seguiu com alta demanda turística. A ocupação hoteleira atingiu 99,5%, índice superior ao registrado no mesmo domingo de Carnaval de 2025, quando ficou em 96,4%. O crescimento do fluxo também foi observado no Aeroporto de Salvador, que contabilizou 78 pousos, aumento de 30% na comparação anual, e no volume de passageiros desembarcados, que passou de 9.225 para 11.690, alta de 26,7%. A movimentação na rodoviária também apresentou crescimento.

“Diante da magnitude, da dimensão e do recorde de pessoas ontem, no domingo, a gente conseguiu passar por mais esse dia sem maiores intercorrências”, afirmou o prefeito, ao destacar que a cidade segue lotada e com grande expectativa para a programação desta segunda-feira. 

“A cidade continua lotada. Já ajustamos as operações de transporte e, se Deus quiser, hoje tudo vai ocorrer na maior normalidade”, disse Bruno.

A prefeitura informou que o maior volume de foliões foi registrado no Circuito Dodô, que concentrou mais de 1 milhão de pessoas. Já o Circuito Osmar reuniu cerca de 700 mil foliões, enquanto o Circuito Batatinha completou a estimativa total do público. Segundo o prefeito, a distribuição entre os circuitos faz parte da estratégia para reduzir sobrecarga em áreas específicas da cidade.

Durante o balanço, Bruno Reis também comentou sobre a estrutura montada para a realização da festa, citando a atuação integrada de serviços como transporte, limpeza urbana, iluminação, saúde, segurança e ordenamento do trânsito. A prefeitura informou que ajustes operacionais seguem sendo feitos conforme o aumento da demanda ao longo dos dias de Carnaval.

O prefeito lamentou ainda a morte de uma mulher que caiu ao tentar subir em um caminhão-pipa de empresa prestadora de serviço da limpeza urbana. A gestão reforçou a orientação para que foliões não tentem acessar veículos de serviço, prática considerada proibida e de risco. Também foram citadas intercorrências pontuais envolvendo trios privados no circuito Barra-Ondina, que, segundo a prefeitura, foram solucionadas pela operação montada para o evento.