Veja 5 jogos de 2025 que passaram batidos por você
Lista é composta por games indies para todos os gostos
Por: Victor Hugo
18/10/2025 • 07:30
O ano de 2025 tem voado e, infelizmente, muitos jogos passaram 'batidos' por alguns gamers, mas aqui no Portal Esfera não. A lista é composta por jogos indies para todos os gostos, com um detalhe especial: estão disponíveis em todas as plataformas de jogos, ou seja, para desktop e consoles. Confira cinco jogos para se aventurar antes que o ano acabe:
1. Two Point Museum
(Divulgação/SEGA)
A história de "Two Point Museum" não é uma narrativa linear, mas sim a premissa de um game de simulação onde o jogador assume o papel de curador de museus. O enredo central do jogo envolve construção e gerenciamento de museus de diferentes temas, com exploração do mundo para encontrar artefatos, cuidar dos visitantes e enfrentar os desafios da curadoria, tudo isso com o humor característico da franquia Two Point Studios.
2. Absolum
A improvável mistura de roguelikes com beat'em ups funciona muito bem em "Absolum", game que traz um grande refinamento de tudo que a Dotemu já se envolveu até agora. Jogabilidade fluída e estilo artístico belíssimo se combinam a uma história interessante para formar uma grata surpresa deste ano.
(Divulgação/Dotemu)
A história de "Absolum" se passa em Talamh, um mundo devastado pelo cataclismo mágico. O vilão, Rei Sol Azra, domina o universo com seu exército, a Ordem Carmesim, e escraviza magos. A trama acompanha um grupo de quatro rebeldes – a elfa Gallandra, o anão Karl, o sapo Brome e a ágil Cidar, que se unem à entidade mágica Uchawi para lutar contra a tirania e resgatar a magia proibida.
3. StarVaders
Pilote um poderoso mecha para enfrentar uma invasão alienígena neste jogo que mistura construção de baralhos e batalhas táticas em tabuleiro. Descubra combos imbatíveis, volte no tempo para mudar o seu destino e proteja o futuro da humanidade neste roguelike com rejogabilidade infinita.
(Divulgação/Joystick Ventures, Playworks)
A história de "StarVaders" é a de uma invasão alienígena que destruiu as defesas da Terra, e o jogador deve pilotar um mecha para combatê-los. A narrativa é apresentada como um plano de fundo para a jogabilidade de construção de baralhos e batalhas táticas, com elementos roguelike.
4. Arashi Gaiden
(Divulgação/Statera Studio)
Depois de ganhar uma indicação de Melhor Jogo de Luta no The Game Awards, a desenvolvedora brasileira Statera Studio se aprofunda no universo de Pocket Bravery em um jogo de ação por turnos, que combina elementos de puzzle e combos.
A história de "Arashi Gaiden" se passa no mesmo universo de Pocket Bravery e segue o ninja Shinji Arashi, que é contratado pelo seu antigo mestre para recuperar três relíquias orientais roubadas pela organização criminosa "A Matilha", que se fundiu a um clã de ninjas e está dominando o submundo japonês.
5. Blue Prince
(Divulgação/Raw Fury)
"Blue Prince" é um jogo de aventura e quebra-cabeça com elementos de estratégia, puzzle e roguelike, desenvolvido pela Dogubomb e publicado pela Raw Fury. O lançamento aconteceu em 10 de abril de 2025 para PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S. O game ousa ao desafiar o jogador a explorar uma mansão com cômodos em constantes mudanças a cada dia que passa.
A história começa com Simon P. Jones chegando à propriedade Mt. Holly, onde montou uma barraca de acampamento ao ar livre. Embora não seja explicitamente explicado ao jogador, a propriedade está localizada no reino de Fenn Aries, uma das inúmeras cidades-estado no planeta Mora, de um universo paralelo e fantasia inferior.
Bônus:
Nine Sols
(Divulgação/RedCandleGames)
N"ine Sols "é um jogo de ação-plataforma 2D desenhado à mão, com narrativa rica e combate inspirado em Sekiro. Embarque em uma jornada de fantasia asiática, explore terras de uma antiga raça alienígena e ajude um herói a derrotar os 9 Sols, governantes de um reino esquecido.