Projeto explora novas formas de comunicação offline
Ferramenta aposta em conexões diretas e seguras
Por: Victor Hugo Ribeiro
14/07/2025 • 08:00
Um novo aplicativo de mensagens que funciona sem internet, utilizando apenas conexão Bluetooth, é o mais recente projeto de Jack Dorsey, cofundador do X (Twitter) e responsável pelo Bluesky. Chamado de Bitchat.
“Meu projeto de fim de semana para aprender sobre redes mesh Bluetooth, relés e modelos de armazenamento e encaminhamento, modelos de criptografia de mensagens e algumas outras coisas”, escreveu Dorsey em seu perfil no X, mencionando que o app tem “vibrações de IRC”, referindo-se ao clássico protocolo de comunicação em tempo real.
Como funciona o Bitchat?
Baseado na ideia de internet descentralizada, o Bitchat permite que as pessoas enviem mensagens apenas ativando o Bluetooth do celular, sem necessidade de conexão a redes móveis ou Wi-Fi, e sem servidores centrais, endereços de email ou números de telefone.
As mensagens são criptografadas de ponta a ponta, armazenadas nos smartphones e desaparecem por padrão. Para trocar mensagens, os usuários precisam ter o app instalado e estar próximos, dentro do alcance do Bluetooth. O alcance médio é de 100 m, mas pode se expandir até 300 m utilizando outros dispositivos conectados.
O Bitchat permite mensagens individuais, criação de grupos com hashtags e senhas, e o encaminhamento de mensagens para usuários offline. Uma versão futura incluirá suporte ao Wi-Fi Direct, aumentando a capacidade da rede e a velocidade.
O app pode ser útil em situações de sinal ruim ou indisponível, como em eventos culturais, esportivos e voos, além de ser uma alternativa durante bloqueios de internet. Essa tecnologia não é nova; foi utilizada durante os protestos de Hong Kong em 2019 com o app Bridgefy, também baseado em Bluetooth.
Quando o Bitchat estará disponível?
O Bitchat foi lançado em modo beta no iOS para usuários cadastrados no TestFlight, mas o limite de 10 mil participantes já foi alcançado. Não há um prazo definido para o lançamento da versão estável, e atualmente não existe uma versão disponível para Android. A página do projeto no GitHub afirma que o protocolo foi projetado para funcionar independentemente do sistema.
Relacionadas