Logo
MENU
Logo
BUSCAR

Profissões podem sumir com o avanço da IA

Os avanços da IA podem alterar a forma como os trabalhadores atuam de forma definitiva. 

Por: Felipe Santana

07/07/202511:30

O CEO da OpenIA, Sam Altman, um dos criadores do ChatGPT, publicou recentemente textos sobre o futuro da inteligência artificial e os impactos na sociedade. Segundo Sam, os avanços rumo a superinteligência está em andamento, podendo alterar a forma como os trabalhadores atuam de forma definitiva. 

Logo do Chat GPT
Foto: Chat GPT

Para Altman, a Inteligência Artificial já demonstra possíveis sinais de que será mais poderosa do que qualquer ser humano em todas as áreas. Conforme o texto, as ferramentas de IA como o ChatGPT, estão cada dia mais presente nas tarefas dos seres humanos. Seja para ajudar no trabalho, estudos, tarefas domésticas entre outros. 

As ações de conexão com a IA, acabam alterando a produtividade, criatividade e tomada de decisões dos seres humanos. Já em uma publicação nas redes sociais, ele afirma que o cenário ainda não é de ficção científica, com robôs etc. Entretanto, as transformações são silenciosas e profundas, que já afetam nosso dia a dia.

Mercado de trabalhos

O CEO da OpenAI, falou sobre os efeitos no mercado de trabalho. Para ele, as funções podem começar a desaparecer conforme a IA se torne mais eficiente. Ele deu um exemplo sobre os acendedores de lampiões, que sumiram com o surgimento da eletricidade.

Já as categorias que achamos essenciais, também pode se tornar obsoletas. Ele finaliza o texto falando que a superinteligência deve ser acessível a todos, evitando que ela se concentre nas mãos de poucos países ou grandes corporações.