Logo

Google torna Gemini gratuito e amplia funções para seus apps

IA agora atua em e-mails, agenda e reservas; uso é liberado no desktop

Por: Redação

18/09/202517:20

O Google, responsável pela Gemini (IA da empresa), anunciou que não terá mais assinatura paga para o uso do sistema e que o mesmo será liberado gratuitamente para os usuários de Windows e macOS nos EUA.

Gemini do Google
Foto: Divulgação/Google

Segundo eles, a mudança foi feita por parte da estratégia da própria empresa para competir diretamente com rivais como OpenAI, Anthropic e Perplexity, que também apostam em agentes de IA.

Além da gratuidade, outra novidade da Inteligência Artificial confirmada, é a capacidade de executar tarefas automatizadas em nome do próprio usuário, a exemplo disso está fazer compras a partir de uma lista de e-mails, reagendar entregas, marcar horários em salões de beleza e até reservar mesas em restaurantes.

Outro avanço disponibilizado pela empresa nesta semana é a integração do Gemini ao Google Workspace, disponível tanto para contas comuns quanto corporativas. Neste caso, a IA vai atuar nas configurações de Agenda, Maps, YouTube e Gmail, encontrando informações para quem utiliza as plataformas. 

O navegador está recebendo melhorias para cada tipo de dispositivo. No desktop, o Gemini vai poder trabalhar em várias abas ao mesmo tempo. Ele vai ser capaz de comparar produtos, resumir informações de diferentes páginas e até recuperar abas fechadas. Isso é ideal para quem costuma ter dezenas de janelas abertas.

Já no celular, a integração com o Android será expandida. Será possível compartilhar o conteúdo completo de uma página para fazer perguntas mais detalhadas ao Gemini. Em breve, os usuários de iPhone também terão acesso a essas funções pelo aplicativo do Chrome.