Logo

Fábio Mota esclarece renovações, contratações e futuro do Vitória em 2026

Coletiva englobou questões como anúncio de novo diretor de futebol

Por: Victor Hugo

05/01/202619:30

O ano de 2026 chegou com todo vapor para o Vitória. Reflexo disso é que, nesta segunda-feira (5), o presidente recém-reeleito Fábio Mota comentou sobre as novidades do Leão da Barra durante uma coletiva de imprensa. Assim como a confirmação de um novo patrocinador e a chegada de Sérgio Papellin como diretor de Futebol do Rubro-Negro, ele comentou sobre reforços e saídas. 

De acordo com o Rubro-Negro baiano, a principal reformulação envolve a zaga, após a saída de Lucas Halter para o clube norte-americano Houston Dynamo, da MLS. 

Para a posição, o Vitória anunciou Riccielli, do Famalicão, de Portugal, e pode anunciar outro nome nas próximas horas.  

Fábio Mota, presidente do Vitória
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória


O Adeus

 

Além das possíveis chegadas, Fábio Mota também comentou sobre a saída de Maykon Jesus, lateral-esquerdo de 20 anos. “A gente já tem três laterais-esquerdos. O Maykon Jesus foi opção da comissão técnica de não renovar", disse.

O defensor chegou no início do ano passado, porém, antes de defender o Leão baiano, havia sido emprestado para o Noroeste para disputar o Campeonato Paulista.  


Renovação


Outro ponto comentado por Fábio Mota foi a renovação de Osvaldo, que deve seguir até o final de 2026. Segundo o presidente, o atacante, que tem vínculo até o fim desta temporada, revelou que deseja permanecer com o jogador após sua aposentadoria, tornando-o como um gerente técnico do Leão. 

"Vamos ter contrato com Osvaldo por mais um ano. A ideia é que ele fique um ano. Vamos analisar se ele vai ter um ano só como jogador ou como jogador e gerente técnico. É um grande líder. Ele fica dizendo que, quando jogar os dois primeiros meses, eu vou querer que ele continue como jogador. Ele vai ter o contrato renovado. Depois, ele vai para a comissão técnica", relatou.

Leia Mais:

Vitória anuncia segundo reforço para 2026

Mercado da Bola: Vitória confirma dois “meias” para a próxima temporada


Missão Europa 


No decorrer da conversa, o presidente do Vitória comentou que estaria fazendo uma viagem para a Europa, para ser mais preciso, em Londres, na Inglaterra, para visitar a sede da Premier League e discutir assuntos relacionados ao Fair Play Financeiro e à profissionalização da arbitragem no futebol brasileiro.

Segundo o dirigente, a “EuroTrip” será liderada e custeada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além de Londres, Mota deve seguir para Frankfurt, na Alemanha, e Madrid, na Espanha, que também estão na programação.

"Nos dias livres, vou convidar os presidentes da Federação Baiana e da CBF, mais do que eu disse aqui... Não posso. Não tem conversa com sheik, para deixar bem claro: minha viagem é de trabalho, e não de turismo. Estou lá por trabalho e não vamos gastar um centavo, quem paga todas as despesas é a CBF", esclareceu Fábio, desmentindo possíveis especulações sobre SAF.