Logo

Operação Derby: Justiça aceita denúncia contra filho de Popó

MP do Paraná acusa empresários de aliciamento de atletas nas Séries A, B e C do Brasileirão

Por: Redação

07/02/202610:30

A Justiça do Paraná aceitou a denúncia do Ministério Público estadual contra Igor Freitas, filho do ex-boxeador Acelino Freitas, o Popó, no âmbito da Operação Derby, que investiga tentativa de manipulação de resultados no futebol brasileiro. A decisão foi tomada pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina.

Foto Operação Derby: Justiça aceita denúncia contra filho de Popó
Foto: Reprodução/Redes sociais

Além de Igor Freitas, também se tornaram réus o sócio dele, Rodrigo Rossi, e Raphael Ribeiro. O trio vai responder pelos crimes de associação criminosa e corrupção em âmbito desportivo, previstos no Código Penal e na Lei Geral do Esporte.

Com o recebimento da denúncia, o processo entra na fase de instrução, com citação dos acusados, apresentação de defesa, oitiva de testemunhas e interrogatórios. Ao final, a Justiça decidirá pela condenação ou absolvição dos réus.

Caso sejam condenados, as penas podem variar de dois a seis anos de prisão, além de multa. O Ministério Público também solicitou o pagamento de R$ 150 mil por danos morais coletivos, como forma de reparação ao prejuízo causado à integridade das competições.

Operação

A Operação Derby foi deflagrada em setembro de 2025 e apura a tentativa de aliciamento de jogadores para receber cartões amarelos em troca de dinheiro, inicialmente em partidas da Série C. 

Segundo o MP-PR, os acusados abordavam atletas por redes sociais e aplicativos de mensagens, se apresentando como empresários ligados ao mercado de apostas.