Logo

Libertadores: Conheça o O’Higgins, time chileno que pega o Bahia

Clubes se enfrentam nesta quarta-feira (18)

Por: Victor Hugo

16/02/202608:00Atualizado

O Club Deportivo O'Higgins é o próximo adversário do Bahia, que irá fazer sua estreia na Copa Libertadores da América de 2026 nesta quarta-feira (18). O time baiano viaja até o Chile, onde vai jogar no Estádio El Teniente, em Rancagua, às 19h, pelo primeiro jogo da 2ª fase preliminar da competição.

Fundado em 1955, o clube carrega o nome em homenagem ao líder da independência chilena, Bernardo O'Higgins. Contudo, o time, antes de se tornar o que é hoje, era na verdade dois times. Na época, o clube optou pela fusão das equipes rivais O'Higgins Braden e América.

A fusão só ocorreu porque ambas as equipes haviam conquistado o acesso para o Campeonato Chileno de 1955. No entanto, a Asociación Central de Fútbol, atual ANFP, decidiu que deveria haver somente um clube representando a cidade de Rancagua na elite chilena, obrigando os dois clubes rivais a se fundirem. Assim, formando o Club Deportivo O'Higgins, em 7 de abril de 1955.

Atualmente, a La Celeste está na quinta posição do campeonato chileno com duas vitórias e uma derrota. Já na Pré-Libertadores, chega com apenas um intuito de ganhar dentro de casa, onde se mostra mais forte, afinal nesta temporada os 3 pontos foram conquistados dentro do seu estádio. Vale ressaltar que é a primeira vez que os dois clubes se enfrentam em competições.

Vale ressaltar que, clube tradicional do país vizinho, o O'Higgins vive um momento de reconstrução e tenta voltar a se firmar no cenário continental, voltando à Libertadores pela primeira vez desde 2014.

O Higgins
Foto: Divulgação/Conmebol

Títulos

Já em títulos o O’Higgins tem conquistas relevantes no cenário nacional. O principal título é o Campeonato Chileno de 2013-A, além da Supercopa do Chile de 2014. O clube também soma títulos da segunda divisão.

O'Higgins em 2025

Na temporada passada o O'Higgins terminou a Liga Chilena na terceira colocação, com 30 jogos, 16 vitórias, 8 empates e 6 derrotas, além de 43 gols marcados e 34 sofridos. Já na Taça Chile, a campanha foi mais discreta em seis partidas, venceu apenas uma vez, empatou três e perdeu duas, com saldo zerado de gols. No total do ano, o clube somou 36 jogos oficiais, com 17 vitórias, 11 empates e 8 derrotas.

Os jogos

  • Jogo de Ida: 18 de fevereiro de 2026, no Estádio El Teniente, em Rancagua, Chile.
  • Jogo de Volta: 25 de fevereiro de 2026, na Arena Fonte Nova, em Salvador. 

Onde assistir

A partida entre O’Higgins e Bahia terá transmissão exclusiva da plataforma de streaming Paramount+.