FIFA estuda novas regras para o VAR da Copa do Mundo de 2026
Federação prevê que propostas podem ser efetivas para não ter erro no Mundial
Por: Redação
01/12/2025 • 20:30 • Atualizado
A cerca de 192 dias para a Copa do Mundo de 2026, novas mudanças podem estar sendo desenvolvidas para o uso do árbitro de vídeo (VAR). De acordo com o jornal inglês The Telegraph, a Fedeação Internacional de Futebol (Fifa) estuda discutir a adoção de regras especiais para intervenções do VAR exclusivamente para o Mundial, como por exemplo, a possibilidade de revisar escanteios marcados de forma incorreta.
A ideia central, após sair no jornal, dividiu opiniões entre os legisladores. Contudo, existe a chance de a regra ser implementada apenas para o torneio, já que o IFAB tem a prerrogativa de autorizar exceções em competições de curta duração.
Leia mais:
Última rodada das Eliminatórias define classificados e repescagem para 2026
A construção das regras para a Fifa é trazer um torneio com mínimos de erros possíveis. Em outubro, outra regra também foi discutida pelo grupo responsável, que designava permitir que o VAR intervenha em situações de expulsões injustas decorrentes de um segundo cartão amarelo, ou seja, algo que atualmente é proibido. Ainda assim, essa sugestão é considerada menos viável por envolver interpretações subjetivas.
Contudo, todas as propostas devem ser discutidas e avaliadas formalmente em 20 de janeiro de 2026, na reunião de negócios do IFAB. Apenas depois dessa etapa será definida a pauta a ser votada na assembleia anual da entidade, marcada para 28 de fevereiro.
Relacionadas
