Bahia sofre com desfalques e pode enfrentar o Flamengo com time remendado
Time perdeu cinco jogadores contra o Botafogo e lida com sete no DM; Ceni admite dificuldades para escalar equipe
Por: Redação
02/10/2025 • 10:21 • Atualizado
A derrota para o Botafogo na última quarta-feira, 1, (26ª rodada do Brasileirão) trouxe prejuízos além do placar para o Bahia. Além do revés por 1 a 0, a equipe comandada por Rogério Ceni perdeu cinco jogadores por suspensão e lesão, e pode chegar a 13 desfalques para o confronto contra o Flamengo, neste domingo (6), às 18h30, na Arena Fonte Nova.
Entre os novos ausentes confirmados estão Gabriel Xavier, Santiago Arias, Luciano Juba, Rodrigo Nestor e Mateo Sanabria, todos suspensos. Além deles, o zagueiro Ramos Mingo deixou o gramado com dores musculares e será avaliado pelo departamento médico.
Veja os desfalques confirmados após o jogo contra o Botafogo:
- Luciano Juba: lesão na coxa e terceiro cartão amarelo;
- Santiago Arias: terceiro cartão amarelo;
- Mateo Sanabria: expulso por simulação de pênalti;
- Rodrigo Nestor: terceiro cartão amarelo;
- Gabriel Xavier: terceiro cartão amarelo;
- Ramos Mingo: dores na parte posterior da coxa (dúvida).
Luciano Juba sentiu a coxa ainda no primeiro tempo e precisou ser substituído aos 19 minutos. No banco, já pendurado, aproveitou para forçar o terceiro cartão amarelo. Arias e Nestor também foram advertidos durante a partida. Já Sanabria, que havia recebido um amarelo, acabou expulso após simular pênalti na etapa final.
Departamento médico segue cheio
Além dos desfalques da última rodada, o Bahia ainda convive com sete jogadores no departamento médico. Nenhum deles tem previsão de retorno antes da Data Fifa. A situação mais próxima de evolução é a de David Duarte, mas o zagueiro ainda não participou de treinos completos com o grupo.
Lista de jogadores no DM:
- João Paulo: lesão no ligamento medial do joelho (desde setembro);
- Kanu: lesão muscular na panturrilha e tendão de Aquiles, operado (desde abril);
- David Duarte: lesão no reto femoral (desde setembro);
- Erick: cirurgia após lesão no reto femoral (desde maio);
- Caio Alexandre: lesão no reto femoral (desde agosto);
- Erick Pulga: lesão no posterior da coxa (desde agosto);
- Ruan Pablo: lesão no reto femoral (desde julho).
Em entrevista após a partida contra o Botafogo, Rogério Ceni destacou o desafio de montar o time diante do Flamengo com tantas ausências. O treinador evitou riscos com jogadores recém-recuperados e pediu uma postura competitiva semelhante à mostrada contra o Palmeiras, quando o Bahia empatou fora de casa.
“Competir de igual para igual com o Flamengo é difícil para todo mundo. A partir de amanhã, vamos quebrar a cabeça para montar a equipe. Temos Arias fora e Gilberto voltando, dois laterais-esquerdos além do Juba... Vamos ter que fazer escolhas. Ademir ainda não está pronto para iniciar, não posso correr o risco de acontecer como foi com o Pulga. Vamos com calma.”, afirmou o técnico.
A única boa notícia é o retorno do volante Acevedo, que cumpriu suspensão na última rodada e volta a ficar à disposição.
A partida contra o Flamengo é decisiva para as pretensões do Bahia na competição, que atualmente busca se consolidar no grupo intermediário da tabela e se afastar da zona de rebaixamento.