Bahia quebra jejum de sete anos após triunfo contra o Vasco
Esquadrão volta a ganhar duas vitórias como visitante no Brasileirão
Por: Redação
12/02/2026 • 20:00
O Bahia tem rompido barreiras na Série A de 2026. Após derrotar o Vasco por 1 a 0 em São Januário nesta quarta-feira (11), o Esquadrão de Aço não apenas se firmou na vice-liderança e manteve sua invencibilidade, como também resgatou um feito que não alcançava há sete temporadas: vencer dois jogos consecutivos como visitante na elite do futebol brasileiro.
A última vez que os tricolores comemoraram dois triunfos seguidos longe de seus domínios foi em 2019. Curiosamente, o roteiro daquela época guarda semelhanças com o atual. Na ocasião, o Esquadrão superou o Atlético-MG no Independência (1 a 0) e, logo em seguida, bateu o próprio Vasco em solo carioca por 2 a 0, com gols marcados por Gilberto e Nino Paraíba.
O que impressiona na campanha atual é a celeridade dos resultados. Enquanto em temporadas passadas o time penava para pontuar fora de casa no ano passado, por exemplo, foram apenas três vitórias como visitante em todo o campeonato. Em 2026, a marca foi atingida já na 3ª rodada. O desempenho sinaliza uma mudança de postura drástica sob o comando de Rogério Ceni.
Desde o início do ano, Ceni tem trabalhado para desconstruir o estigma de "mau visitante". Embora pregue que a equipe "não tem medo de jogar em lugar nenhum", o treinador manteve os pés no chão após o apito final no Rio de Janeiro.
"Temos que tentar vencer de maneira mais convincente e menos sofrida, mas precisamos valorizar muito essa vitória. São raros os times que vencem aqui", pontuou o técnico, reconhecendo a pressão sofrida em São Januário, mas celebrando a eficiência defensiva e os pontos levados para Salvador.
