Logo

Bahia anuncia oficialmente projeto do novo centro de treinamento

Equipamento em Camaçari terá mais de 20 mil m² de área construída e investimento de R$300 milhões

Por: Redação

20/10/202513:10

O Esporte Clube Bahia SAF revelou na manhã desta segunda-feira (20) o projeto para a construção do seu novo Centro de Treinamento. Localizado na Via Metropolitana, em Camaçari, o City Football Academy Bahia (CFA Bahia) representa um investimento de R$300 milhões para amplificar a estrutura e a rede de captação de atletas do Grupo City, conglomerado do qual o Bahia faz parte desde 2023.

Foto Bahia anuncia oficialmente projeto do novo centro de treinamento
Foto: EC Bahia / Divulgação

O novo CT contará 12 campos de futebol, um miniestádio para mil pessoas, um hotel para os atletas do profissional, alojamento para a divisão de base e outras estruturas em uma área de 560.000 metros quadrados.

De acordo com Raul Aguirre, CEO do Bahia, o equipamento será "o centro mais moderno na América Latina."

Estrutura prevista para o novo CT (Divulgação / EC Bahia)

Estrutura prevista para o novo CT (Divulgação / EC Bahia)


Durante o anúncio, que contou com a presença de diversas autoridades, o CEO do City Football Group, Ferran Soriano, ilustrou que a construção do equipamento faz parte de um ambicioso projeto para tornar o Bahia em uma potência estratégica para o grupo e para o futebol sul-americano.

"Um dia histórico para nós, o Bahia, o povo baiano e o futebol baiano. Celebramos um novo capítulo do crescimento do clube. No caminho de crescimento do Bahia, o Centro de Treinamento é questão estratégica. Não são apenas prédios e campos. É a casa do Bahia. É o local onde vão se formar os atletas do Bahia. Esse centro vai ser de alta performance do maior nível do mundo, onde as pessoas não vão ter nenhum pretexto para estar no nível mais alto", afirmou.

Estrutura prevista para o novo CT (Divulgação / EC Bahia)

Estrutura prevista para o novo CT (Divulgação / EC Bahia)


O CFA Bahia será um centro de excelência para o desenvolvimento de atletas, reunindo o futebol profissional masculino e feminino, além das equipes das categorias de base. O projeto inclui uma Academia de Futebol para formar a próxima geração de talentos, baseada nos padrões globais e na metodologia comprovada do City Football Group. O local também abrigará a sede administrativa do Clube, tornando-se o novo coração do Esquadrão de Aço.

"Este centro não está isolado. Faz parte da rede do City. Chamamos de CFA. Vai ser parte de uma rede que já existe, é mundial e está no nível mais alto. O uso da tecnologia, inclusive inteligência artificial e com os melhores profissionais. Esses centros estão conectados, compartilham a melhor metodologia. Vai ser o segundo maior dentro da rede, depois do centro de Manchester. Esses centros compartilham pessoas e metodologia. Vai ser importante para a Bahia, mas vai estar conectado com o mundo. CFE Bahia conecta o Bahia com o mundo. Todos os talentos baianos vão ter a oportunidade de se desenvolver em um local de mesmo nível dos grandes do mundo. Não vão precisar sair da Bahia. Não haverá espaço para o talento local sair para procurar local de crescimento. Queremos todos eles aqui", completou.

A inauguração do CFA está prevista para 2027.