Logo
Menu

Esfera

Buscar

SAC Bahia muda atendimento e amplia acesso à Carteira Nacional

Mudanças passam a valer em Salvador, RMS e interior do estado

Por: Iago Bacelar

04/09/202511:08

O SAC Bahia ampliou os postos e modificou a forma de atendimento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A partir desta quarta-feira (3), três unidades de Salvador, dois da Região Metropolitana (RMS) e todos os postos do interior passam a atender por ordem de chegada no período da manhã.

SAC Bahia muda atendimento e amplia acesso à Carteira Nacional
Foto: Divulgação/Ascom Saeb

Postos e funcionamento

Em Salvador, os SAC da Barra, Comércio e Pituaçu passam a atender no novo formato. Na RMS, os postos de Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia) e Camaçari (Boulevard Shopping) seguem o mesmo padrão. Os outros 21 postos do interior também adotarão a modalidade de atendimento por ordem de chegada.

O SAC reforça que o atendimento no período da tarde continua mediante agendamento prévio, realizado pelo aplicativo ou portal do órgão.

A partir de segunda-feira (8), 51 Pontos SAC, unidades compactas em cidades menores do interior, passarão a atender 100% por ordem de chegada. Já na quarta-feira (10), em Salvador, os postos Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai adotarão o mesmo padrão de atendimento pela manhã e agendamento à tarde. Em Simões Filho, na RMS, a regra também entrará em vigor no mesmo dia.

Documentos necessários

Para emitir a CIN, o interessado deve apresentar certidão de nascimento ou estado civil original.

Obrigatoriedade e vantagens da nova carteira

A nova Carteira de Identidade Nacional será obrigatória para todos os brasileiros a partir de março de 2032, permitindo que os cidadãos atualizem o documento com antecedência.

A primeira via da CIN é gratuita e utilizará o CPF como número único de identificação. O documento também permitirá a inclusão de outros registros, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.

Informações sobre saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, poderão ser adicionadas. O documento ainda registrará tipo sanguíneo, fator RH, opção por doação de órgãos e o nome social, mediante solicitação do cidadão.