Logo
Menu

Esfera

Buscar

Feriado de 7 de Setembro gera polêmica sobre possível mudança

Data da Independência permanece no domingo, segundo governo

Por: Iago Bacelar

01/09/202514:00

O feriado de 7 de Setembro cai em um domingo em 2025 e provocou dúvidas entre internautas sobre uma possível alteração para a segunda-feira (8). Buscas no Google aumentaram em torno da questão, mas a informação de transferência da data não procede.

Feriado de 7 de Setembro gera polêmica sobre possível mudança
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Governo mantém calendário oficial

O governo federal já havia publicado no fim de 2024 a portaria que definiu a lista de feriados e pontos facultativos de 2025 no Diário Oficial da União. O documento não prevê alteração do Dia da Independência, que permanece no domingo.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo cronograma dos servidores públicos, não anunciou mudanças no calendário. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também não confirmou qualquer adiamento do feriado.

Feriado em Curitiba causou confusão

A polêmica surgiu devido a Curitiba, que comemora no dia 8 de setembro a padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O município terá feriado local nesta data, o que não tem ligação com o Dia da Independência. Essa coincidência acabou gerando interpretações equivocadas sobre um suposto adiamento do feriado nacional.

Regras para quem trabalha no feriado

Para os trabalhadores que têm escala aos domingos, o dia 7 de setembro pode coincidir com a jornada de trabalho. Nesse caso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante que o empregado receba folga compensatória ou pagamento em dobro pela atividade realizada no feriado.