BA.GOV.BR cresce e ultrapassa 500 serviços para população
Ferramenta já soma mais de 7 milhões de atendimentos em 2025
Por: Iago Bacelar
05/09/2025 • 09:01
A plataforma de serviços públicos digitais BA.GOV.BR, do governo da Bahia, passou a oferecer 23 novos serviços nos últimos dois meses. Entre julho e agosto, foram incluídas facilidades para motoristas, proprietários de veículos e estudantes das universidades estaduais, elevando para 503 o número total de serviços disponíveis. Mais de 6,4 milhões de cidadãos já estão cadastrados.
O destaque é o serviço Consultar Licenciamento e Infrações, do Detran, que permite acesso rápido a informações sobre licenciamento anual, multas pendentes e prazos de pagamento. O atendimento é feito por meio de interação via WhatsApp, após cadastro na plataforma.
Serviços voltados para universitários
A expansão da BA.GOV.BR inclui 22 novos serviços acadêmicos.
-
Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), os alunos podem solicitar declaração de matrícula, trancamento de curso e disciplinas de pós, além de outras cinco facilidades.
-
Na Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), a lista reúne oito serviços, entre eles solicitação de desistência de vaga, mudança de turno ou campus e atividade domiciliar.
-
Já na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foram adicionados sete serviços, incluindo solicitação de co-orientação para pós-graduação, declaração de matrícula e prorrogação de prazo para integralização curricular.
Crescimento do uso da plataforma em 2025
Somente em 2025, já foram 68 novos serviços lançados na plataforma. Entre janeiro e julho, os atendimentos aumentaram 31,4% em comparação com o mesmo período de 2024, passando de pouco mais de 6 milhões para 7,8 milhões.
De acordo com Anderson Barbosa, da Coordenação Executiva de Transformação Digital da Saeb, o crescimento está ligado tanto à oferta de novos serviços quanto ao aumento da procura por ferramentas que já estavam disponíveis.
Ele explicou que a 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um dos principais exemplos dessa procura. De janeiro a junho de 2025, foram mais de 1 milhão de atendimentos, contra 76,6 mil no mesmo período do ano passado.
Relacionadas