American Airlines: Incêndio no Trem de Pouso Interrompe Decolagem em Denver
Voo com 173 passageiros é forçado a evacuar após falha técnica; autoridades federais acompanham o caso
Por: Lorena Bomfim
28/07/2025 • 09:10
Neste sábado (26), um voo da American Airlines com destino a Miami foi evacuado após um incêndio atingir o trem de pouso de um Boeing 737 MAX 8, durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Denver, nos Estados Unidos. O voo AA-3023, que transportava 173 passageiros, foi interrompido ainda na pista devido à fumaça e fogo identificados na parte inferior da aeronave.
A evacuação ocorreu de forma rápida, com os passageiros deixando o avião por meio de escorregadores de emergência, enquanto a fumaça tomava conta da cabine. Imagens capturadas no momento mostram cenas de pânico entre os ocupantes. De acordo com as autoridades locais, uma pessoa sofreu ferimentos leves durante o incidente.
Atendimento a Passageiros
O Departamento de Bombeiros de Denver informou que cinco passageiros receberam atendimento no local e não precisaram ser transportados para hospitais. Uma outra pessoa foi encaminhada para o hospital após ser atendida em um dos portões do aeroporto. O fogo foi controlado por volta das 17h10, horário local.
A American Airlines confirmou que o incidente foi causado por uma falha no pneu de um dos trens de pouso da aeronave. A companhia aérea assegurou que "todos os clientes e tripulantes desembarcaram com segurança" e que o avião foi retirado de serviço para inspeção pela equipe de manutenção. Após a inspeção, a aeronave foi substituída por outro avião da empresa, permitindo que os passageiros seguissem viagem ainda no sábado (26).
Acompanhamento das Autoridades
A Administração Federal de Aviação (FAA) divulgou uma nota informando que o voo 3023 relatou o incidente no trem de pouso por volta das 14h45, horário local. Os passageiros foram evacuados na pista e posteriormente transportados para o terminal de ônibus.
O episódio gerou uma nova onda de preocupações entre passageiros, especialmente após recentes incidentes envolvendo aeronaves no país e no exterior. No mesmo mês, um acidente com um voo da Air India, em Ahmedabad, resultou na morte de mais de 240 pessoas, de acordo com informações preliminares.
Relacionadas